Pacientes rondonienses que estão enfrentando o câncer receberão de presente o livro “O que o câncer fez comigo”, nesta segunda-feira (26)
Os livros foram doados por outros rondonienses e serão entregues dentro do Projeto "Levando Leitura Na Oncologia"
Com foco na prevenção e acolhimento, uma ação humanizada ocorrerá na Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON), em Porto Velho, nesta segunda-feira (26). Pacientes que estão em tratamento contra o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), serão presenteados com um livro, “O que o câncer fez comigo”, da jornalista Lu Braga. A doação leva o nome do desembargador "Walter Waltenberg Junior", ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (in memória).
No livro, é possível encontrar inúmeros personagens rondonienses, entre eles, a empresária Paula Nogueira e a jornalista Daniela Roman Ross. As duas passaram pelo câncer e hoje, curadas, tornaram-se inspiração para outros pacientes. A autora também fala da Central de Transplantes, Hemocentro, Tribunal de Justiça, entre outros.
Os livros foram doados por outros rondonienses e serão entregues dentro do Projeto "Levando Leitura Na Oncologia".
Essa será a primeira fase das doações. No próximo mês, PVH receberá mais doações do livro, com o propósito de alcançar o maior número de pacientes que estão fazendo quimioterapia, radioterapia ou até mesmo o que aguardam por uma consulta. A ação busca trazer para discussões sobre assuntos como prevenção e diagnóstico precoce do câncer, humanização no decorrer do tratamento e leveza durante o processo paliativo.
A jornalista Lu Braga recebeu o primeiro diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço há sete anos e travou por duas vezes a luta contra a doença e pelo restabelecimento de sua saúde. Conhecida pelo seu engajamento em causas sociais no Brasil e no exterior, a jornalista está fazendo uma grande ação de responsabilidade social pelo Brasil, distribuído gratuitamente exemplares do seu livro para outros pacientes oncológicos. Os indígenas de Rondônia foram contemplados com a doação no ano passado. Segundo Almir Suruí, líder indígena rondoniense, as aldeias estão repletas de pessoas com câncer. "Precisamos de ajuda. Precisamos de prevenção e cuidados", ressaltou Suruí.
O Hospital do Câncer de Uberlândia em Minas Gerais, foi o primeiro hospital do estado a ser contemplado pela iniciativa. Os livros foram doados para mães que estão em tratamento na unidade hospitalar. Uberlândia foi escolhida por cruzar a sua história com Rondônia. Em 2012, trabalhando no estado, a jornalista Lu Braga foi uma das responsáveis em localizar a doadora de medula óssea do advogado mineiro, Gabriel Massote. A chance era uma em 100 mil.
“Eu estou muito feliz em saber que pacientes oncológicos que se tratam em Rondônia irão receber o nosso livro. Precisamos tocar no assunto nos 365 dias do ano. Eu acredito na força da comunicação na luta contra o câncer. A ideia é você ter contato com o livro e se perguntar se os exames estão em dia. Os pacientes que tiverem acesso ao material, acredito que serão multiplicadores de informação. A doação "Walter Waltenberg Junior" irá impactar muitas vidas. Assim, como a história desse desembargador, que por muitas vezes, nos provou quão importante é acreditar que existe muita vida depois do câncer”, ressalta a autora.
Quem é Lu Braga
Jornalista paulista, voluntária há mais de 20 anos em trabalhos voltados para pacientes com câncer. É paciente oncológica há sete anos, mãe. Trabalhou em diversos veículos de comunicação no Brasil e no exterior. Mantém vivência no Oriente Médio, Europa e em Rondônia, onde trabalhou por 10 anos, no TJRO e Governo. Ela é muito atuante em causas humanitárias.
A ação de leitura ao pacientes oncológicos conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia. Escola da Magistratura de Rondônia, Associação de Jornalistas e Escritoras de Rondônia e Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré.
Contato:
E-mail: [email protected]
Site: www.livrooqueocancerfezcomigo.com
Redes Sociais: @livroqueocancerfezcomigo
Bolsa Família: pagamentos continuam nesta quinta-feira (22)
Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, a CAIXA inicia o pagamento do Bolsa Família para os beneficiários com o Número de Identificação Social - NIS terminado em 5
Formatura de novas especialistas do Programa de Residência Médica da Maternidade Municipal
Programa de residência médica começou a ser executado pela Semusa em 2012
Prefeitura conta com ajuda de câmeras de monitoramento para flagrar descarte ilegal de lixo
Veículos utilizados na ação criminosa serão multados e apreendidos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook