Pacto estabelece regras com comunidade tradicional
Termo de Compromisso é assinado com residentes no interior do Parque Nacional do Jaú, no Amazonas
Assinatura do TC com a comunidade Cachoeira. (Foto: Cassandra Oliveira)
O Parque Nacional do Jaú, localizado entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, no Amazonas, e a comunidade que vive nos limites da unidade de conservação assinaram um Termo de Compromisso (TC) no qual pactuaram regras que estabelecem os direitos e deveres desta convivência.
O morador Jeferson Elísio de Souza, que nasceu na comunidade de Cachoeira e hoje vive em Patauá, no interior do Parque, considerou a assinatura como um pacto de responsabilidade assumido tanto pelos comunitários quanto pelo ICMBio para ser respeitado e seguido. Para ele, o TC é o que pode garantir a manutenção dos recursos naturais desta região ao mesmo tempo que preserva os modos de vida das comunidades.
Para Josângela Jesus, chefe substituta do Parna Jaú, o documento representa maior segurança para as comunidades e para o órgão gestor, por reconhecer direitos e colaborar para garantir a boa relação que hoje já existe com os moradores locais, o que é essencial para a gestão do Parque.
A vigência do termo de compromisso será de 6 anos, podendo ser renovado mediante avaliação dos resultados alcançados analisando questões ambientais, sociais e gerenciais. Essa avaliação será realizada pela Câmara Técnica de Monitoramento, que será criada dentro do Conselho Gestor da unidade de conservação, e coordenada pelo ICMBio, junto com representantes das comunidades tradicionais e instituições parceiras, ampliando a participação da sociedade nos processos de gestão do Parna do Jaú.
Suspensa decisão que impedia nomeação do presidente da Fundação Palmares
Suspensa decisão que impedia nomeação do presidente da Fundação Palmares
Convenção de condomínio outorgada por construtora ou incorporadora não pode fixar taxa menor para unidades não vendidas
O colegiado também condenou a construtora a pagar a diferença
Primeira Seção decidirá sobre honorários periciais em ação vencida pelo INSS
A questão está cadastrada como Tema 1.044 na base de dados do STJ
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook