Pedido de urgência para projeto que transforma em aberta votação para a Mesa já possui 44 assinaturas
O senador Lasier Martins (PSD-RS), autor do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 53/2018, afirmou que apresentará o pedido de urgência na primeira oportunidade.
No Plenário, nesta quarta-feira (6), os senadores Styvenson, Lasier Martins, Esperidião Amin e Jorge Kajuru (da esq. para dir.)
Até o encerramento da sessão plenária desta quarta-feira (6), 44 senadores já haviam assinado o pedido de urgência para tramitação da proposta que transforma em aberta a votação para os cargos da Mesa do Senado. O senador Lasier Martins (PSD-RS), autor do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 53/2018, afirmou que apresentará o pedido de urgência na primeira oportunidade. O pedido só pode ser lido em sessões deliberativas do Plenário, o que está previsto para ocorrer a partir da próxima semana.
O projeto foi distribuído à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em 3 de dezembro de 2018 e aguarda designação de relator. Houve um primeiro pedido de urgência em 29 de novembro, mas ele não chegou a ser apresentado para deliberação do Plenário.
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) assinou o pedido de urgência por defender a abertura do voto do senador neste caso:
— O eleitor tem o direito de saber em quem seu representante vai votar para presidente do Senado e demais cargos da Mesa. Não é como a escolha de um embaixador ou ministro do Supremo, em que realmente há necessidade de preservar o voto do senador para evitar retaliações.
O líder do PSD, senador Otto Alencar (BA), concordou com a necessidade do voto aberto para os cargos da mesa do Senado:
— Eu fui um dos 50 signatários daquele pedido de abertura da votação que foi aprovado pelo Plenário do Senado [na última sexta-feira, dia 1º] e derrubado pelo presidente do Supremo. Não haveria outro posicionamento que eu tomasse que não fosse apoiar esse projeto de resolução que abre os votos.
O senador Paulo Paim (PT-RS) explicou que o voto aberto é uma questão pela qual tem lutado há muitos anos:
— Apresentei duas propostas de emenda à Constituição (PECs), uma como deputado federal e outra já como senador, ao logo deste últimos 20 anos. Nas duas, propunha a abertura dos votos dos parlamentares. Acredito que agora haverá chances dessa resolução ser aprovada e abrir o voto para a eleição da Mesa do Senado.
A senadora Rose de Freitas (Pode-ES) disse que está preparando também uma PEC para abrir a votação de toda eleição de Mesas em todos os níveis do legislativo:
— Defendo que sejam abertas as eleições para presidente do Senado, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas e das Câmaras de Vereadores. Enfim, todos os cargos de Mesas de todos os legislativos brasileiros.
Presidente da Assembleia volta a questionar altas taxas cobradas pelo Detran em Rondônia
Laerte Gomes criticou as últimas administrações do órgão que, segundo ele, conduziram o Detran como uma empresa privada.
Prefeito de Porto Velho relata preocupação com licenciamentos durante encontro na Assembleia Legislativa
Presidente Laerte Gomes já havia se pronunciado quanto aos entraves na Sedam.
Marcelo Álvaro reassume comando do Ministério do Turismo
Ele foi exonerado ontem (6) para tomar posse na Câmara.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook