Polícia Civil deflagra operação contra facções criminosas e cumpre 17 mandados de prisão em Vilhena

Organização está por trás da morte de agente penitenciário na cidade.

Folha do Sul 
Publicada em 13 de fevereiro de 2019 às 10:39
Polícia Civil deflagra operação contra facções criminosas e cumpre 17 mandados de prisão em Vilhena

O FOLHA DO SUL ON LINE obteve detalhes da “Operação Intramuros”, deflagrada pela Polícia Civil em várias cidades de Rondônia na manhã desta quarta-feira, 13. A ação tem como objetivo desarticular facções criminosas que atuam em Rondônia e no Mato Grosso do Sul. Os mandados foram expedidos pela justiça de Vilhena.

A própria Polícia Civil emitiu nota explicando a operação (LEIA ABAIXO), mas o site apurou informações exclusivas sobre o trabalho em Vilhena. Na cidade, 14 dos mandados foram cumpridos no Presídio Cone Sul, onde estão membros de facções criminosas, que estariam ordenando roubos e assassinatos de dentro do complexo penitenciário.

Outros dois mandados foram cumpridos na cidade, onde um líder local do PCC foi preso. Um outro também foi capturado quando recebia atendimento no Hospital Regional de Vilhena. 

Entre as ações atribuídas às organizações criminosas em Vilhena está o ataque a bala que deixou um agente penitenciário morto. Lembre aqui.

VEJA ABAIXO, NA ÍNTEGRA, A NOTA EMITIDA PELA POLÍCIA CIVIL:

OPERAÇÃO INTRAMUROS DA POLÍCIA CIVIL CUMPRE QUARENTA MANDADOS DE PRISÃO CONTRA INTEGRANTES DE FACÇÕES CRIMINOSAS NOS ESTADO DE RONDÔNIA E MATO GROSSO DO SUL

Após nove meses de investigações, iniciadas pela Delegacia de Vilhena juntamente com a Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (DRACO), a Polícia Civil mapeou o comando de uma facção criminosa cujo centros de comandos estão nos presídios de todo Estado de Rondônia e Mato Grosso do Sul, dando assim a Polícia Civil cumprimento a 40 mandados de prisão e busca e apreensão, na manhã de hoje.

São dezessete mandados de prisão e uma busca e apreensão em Vilhena, onze mandados em Porto Velho, dois mandados em Mato Grosso do Sul, dentre várias outras cidades do interior do Estado.

Devido ao aumento de roubos e homicídios detectados na cidade de Vilhena-RO, a Polícia Civil reuniu informações e constatou que os crimes envolviam infratores integrantes de facções criminosas, passando a monitorá-los, sendo algumas lideranças no Estado em cumprimento de pena no presídio situado nessa cidade.

Durante a investigação, comprovou-se que, através de celulares dentro de presídios, infratores líderes de facções determinaram roubos e homicídios com ordens dadas por um tribunal do crime, cuja hierarquia, no Estado de Rondônia, tem como líderes presos em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 

Somente durante essas investigações, que iniciaram em maio do ano passado, a Polícia Civil mapeou 8 homicídios tentados e consumados,  praticados em Vilhena, Mato Grosso do Sul e Porto Velho, além de tráfico e roubos que também foram mapeados e investigados. 

A presente investigação faz parte da estruturação da Polícia Civil emfocar os delitos praticados por Organizações Criminosas.

O nome INTRAMUROS é um termo utilizado dentro do direito criminal para denominar fatos ocorridos dentro dos muros de um estabelecimento carcerário.

Isso faz referência ao fato de, durante a investigação, ter sido constatado casos de mortes de integrantes de facções rivais com requintes de crueldade, onde o chamado “tribunal do crime”, de dentro do presídio (intramuros), determinava inclusive detalhes da execução, comoa amputação de membros ou mesmo a decapitação das vítimas.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook