Política e violência

Por isso, é vergonhoso verificar que, diante de episódios lamentáveis e deploráveis, alguns presidenciáveis os tratem pela ótica de conquistar votos a qualquer preço

Valdemir Caldas
Publicada em 18 de julho de 2022 às 08:44
Política e violência

As declarações feitas por candidatos à presidência da República sobre a onda de violência que vem se espalhando pelos quatro cantos do país, nos meses que antecedem as eleições quase gerais, são um exemplo do vale-tudo da política. No fundo, ninguém está preocupado com a tragédia social que envolve o problema. A maioria apenas tem revelado o que lhe pode gerar dividendos políticos. 

Aterrorizado? Não! Espantado? De jeito nenhum! Afinal, em um país onde aluno aprende que roubar não é crime, cantora declara apoio a um candidato em troca da legalização das drogas, um ex-ministro é preso, acusado de desviar 51 milhões dos cofres públicos, cuja dinheirama foi encontrada em caixas de papelão e malas pela Policia Federal e, depois de passar alguns meses atrás das grades, ganha a liberdade e, de quebra, uma nomeação para comandar a Secretaria de Administração Penitenciária de seu estado de origem, então o que mais pode causar estranheza?

A sociedade está cansada de ouvir frases plastificadas, que em nada contribuem para a resolução de um problema extremamente grave, enquanto na lógica da disputa eleitoral encontrar um único culpado é a aposta mais alta e, ao mesmo tempo, uma triste indicação do oportunismo político, marca registrada da política nacional. A onda de selvageria que há muito tempo vem arrastando o Brasil ladeira abaixo é fruto da omissão secular de governantes cúpidos e irresponsáveis e de uma brutal concentração de renda na qual o Brasil mergulhou e se tornou uma referência internacional, um cancro purulento que, para ser extirpado, exige mudança de posturas. 

O tamanho do problema que o Brasil enfrenta no caso da violência, com uma estrutura social profundamente desmantelada, corresponde exatamente ao seu gigantismo, diferenciando-se apenas a gravidade do mesmo. Por isso, é vergonhoso verificar que, diante de episódios lamentáveis e deploráveis, alguns presidenciáveis os tratem pela ótica de conquistar votos a qualquer preço. O Brasil não precisa de políticos dessa estirpe, com esse perfil. Pelo contrário, o povo precisa bani-los da vida pública, pois são cúmplices e se alimentam daquilo que agride à população.

Comentários

  • 1
    image
    Telma Rodrigues 18/07/2022

    Fico lendo as mais diversas opiniões acerca da violência política que rola em nosso país, particularmente aquela levada a efeito pela turma da arminha, chefiada pelo presidente. Mas o que eu gostaria de ver mesmo, seria uma ação séria do governo federal e dos governos estaduais, acerca da trezentas mortes diárias ainda causadas pelo Covid. Mas ninguém fala nada... O Ministério da Saúde está calado. O presidente segue tratando a terrível doença que já vitimou mais de 675 mil brasileiros, como sendo apenas uma gripezinha. Bando de gente insensível, genocidas frios e calculistas. O Congresso Nacional foi cooptado pelos pior presidente que já tivemos. De longe, o mais despreparado e alinhado à direita e à bandidagem. Sei que você, Valdemir, também o chama de mito. Mas como brasileira, estou injuriada diante da atual conjuntura do país.

  • 2
    image
    edgard feitosa 18/07/2022

    O que se pode esperar de um País que se diz CRISTÃO, porém, o presidente da República Bolsonaro diz a plenos pulmões que CRISTO NUNCA USOU UMA PISTOLA PORQUE NO SEU TEMPO NÃO EXISTIA???? JESUS, O PRINCIPE DA PAZ PORTANDO UMA PISTOLA????; que se pode esperar de um País, quando PASTORES se locupletam na corrupção junto com MINISTRO PASTOR, em propinas em ouro no Ministério da Educação????? que se pode esperar de um País, cujo presidente Bolsonaro vai à ONU e sem nenhum pudor diz que o Brasil alimenta mais de um bilhão de pessoas, quando temos 33 MILHÕES DE PESSOAS NO BRASIL PASSANDO FOME????; que se pode esperar de um País que teve mais de 650 mil brasileiros mortos pela covid, o presidente Bolsonaro arrota dizendo que O BRASILEIRO PRECISA DEIXAR DE SER MARICAS???? que se pode esperar de um país com as mais altas taxas de pobreza e grande concentração de riqueza em poucas mãos, sendo que PASTORES EMPALITOZADOS, ENGRAVATADOS, GORDOS E RECHONCHUDOS, EM CARROS DE LUXO VIVEM ÁS CUSTAS DOS DÍZIMOS DO POBRE REBANHO???? o presidente frances de Gaulle, disse: O BRASIL NÃO É PAÍS SÉRIO......

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook