Possibilidade de candidaturas sem filiação partidária será discutida em audiência pública
A convocação foi feita pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator do recurso extraordinário de dois cidadãos não filiados a partidos que tiveram registros de candidatura negados pela Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou audiência pública para o dia 9/12 para discutir a constitucionalidade das candidaturas avulsas (sem filiação partidária) em eleições. A matéria é tema de Recurso Extraordinário (RE) 1238853, com repercussão geral reconhecida.
Segundo o relator, o tema extrapola os limites jurídicos e, por isso, é importante dar voz às instituições e partidos políticos, aos movimentos sociais, às associações de direito eleitoral e a políticos, acadêmicos e especialistas para que o STF conheça pontos de vista diferentes sobre a questão. Entre os pontos a serem discutidos estão as dificuldades práticas relacionadas à implementação das candidaturas avulsas e os impactos da adoção dessa possibilidade sobre o princípio da igualdade de chances, sobre o sistema partidário e sobre o regime democrático.
Inscrições
Os interessados deverão manifestar sua intenção de participar da audiência pelo e-mail [email protected] até 1º/11. A solicitação deverá conter a qualificação do órgão, da entidade ou do especialista, a indicação do expositor, acompanhada de breve currículo de até uma página, e o sumário das posições a serem defendidas na audiência.
Os participantes serão selecionados a partir de critérios como representatividade, especialização técnica e domínio do tema, garantindo-se a pluralidade da composição da audiência e a paridade dos diversos pontos de vista a serem defendidos. A relação dos habilitados a participar da audiência será divulgada no portal eletrônico do STF até 18/11.
Caso concreto
O recurso foi interposto por dois cidadãos não filiados a partidos que tiveram o registro de sua candidatura a prefeito e a vice-prefeito do Rio de Janeiro (RJ) indeferida pela Justiça Eleitoral. Eles sustentam que a Constituição Federal não proíbe explicitamente a candidatura avulsa e que o Pacto de São José da Costa Rica (Decreto 678/1992) rejeita o estabelecimento de qualquer condição de elegibilidade que não seja idade, nacionalidade, residência, idioma, instrução, capacidade civil ou mental, ou condenação em processo penal.
A convocação da audiência pública foi proferida no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1054490, reautuado como Recurso Extraordinário (RE) 1238853 por determinação do relator.
Leia mais:
5/10/2017 - STF vai discutir se candidatura avulsa é constitucional
-
Processo relacionado: RE 1238853
PISO DO MAGISTÉRIO: Sintero não tinha conhecimento da tabela divulgada pelo Governo
Foi anunciado equivocadamente por referido veículo que a Seduc havia se reunido com os representantes do Sintero para apresentar a tabela que o governo julga correta, antes da publicação no Diário Oficial. Fato que não aconteceu.
Advocacia: conselheiros de RO nomeados para compor Comissão da Conferência Nacional
Certamente esta edição não será diferente, especialmente por temos dois representantes na Comissão que estão plenamente em sintonia com os anseios da advocacia, destaca o presidente da OAB/RO, Elton Assis
Tribunal de Justiça define lista tríplice para membro titular e suplente do TRE
Os advogados Paulo Rogério José, Renata Leiras Teixeira e Edson Bernardo Neto foram os nomes eleitos para a compor a lista tríplice para membro titular
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook