Prerrogativas e advocacia dativa é tema de reunião entre Comacrim e a Corregedoria da Polícia Civil
“A OAB tem forte atuação para a defesa das prerrogativas da advocacia. No entanto, é possível evitar que elas sejam violadas”, diz Pedro Macedo
Representando o presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, o presidente da Comissão de Advogados Criminalistas (Comacrim), João Bandeira, se reuniu com representantes da Corregedoria da Polícia Civil nesta semana. Entre os temas abordados estão a advocacia dativa e as prerrogativas do advogado.
De acordo com Joao Bandeira Júnior, vários advogados criminalistas reclamam de dificuldades de acesso a autos, mesmo estando legalmente constituídos. “A OAB acredita que o caminho é o diálogo, prerrogativas devem ser respeitadas e jamais violadas, são inegociáveis”, diz.
Acompanhado do membro da Comissão de Defesa das Prerrogativas, André Henrique, e do vice-presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, Pedro Macedo, o presidente da Comacrim também disse que a ideia, nesse momento, é estreitar o relacionamento institucional com a Polícia Civil. “A OAB tem forte atuação para a defesa das prerrogativas da advocacia. No entanto, é possível evitar que elas sejam violadas”, diz Pedro Macedo.
Advocacia Dativa
O corregedor-geral da Polícia Civil, Ronicir Manfroi, e delegado da assessoria jurídica, Márcio Belchior, e a representantes da comissão de processos, Uhanderly Silva, apresentaram o pedido de atuação da OAB/RO para que os servidores da Polícia Civil tenham acesso a advogados dativos. “Quando algum servidor está respondendo a algum processo, internamente, ele precisa de um advogado, para que seja garantido a ele o direito do contraditório e da ampla defesa. Por isso, apresentamos essa necessidade para que a OAB possa fazer atuar, de alguma forma, para eles tenham acesso a advocacia dativa”, disse Ronicir Manfroi.
João Bandeira esclareceu que a OAB já organizou uma lista de advogados dativos que foi entregue ao TJ e que a demanda seria apresentada ao presidente Márcio Nogueira, para que os servidores da Polícia Civil tenham acesso a um defensor.
As eleições gerais e o voto útil do funcionário público no representante certo
É hora, pois, de dar um tranco nessa brutal realidade que reina, no tocante a instabilidade da carreira pública, e nessa constante insatisfação que hoje permeia a vida do servidor
Casa Civil agenda reunião com Sintero para tratar da pauta de valorização da categoria
A pauta de valorização dos trabalhadores/as em educação foi elaborada a partir das reivindicações da categoria e leva em consideração as metas do Plano Nacional de Educação
Reflexos da Reforma Previdenciária já atingem os servidores aposentados de Rondônia
Apesar da luta contra as alterações propostas, através do movimento dos Sindicatos Unidos de Rondônia, as novas regras tiveram aval da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook