Produção de milho no estado alcança segundo lugar no ranking da região

Os dados foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no anúncio do 1º levantamento da safra de grãos 2019/2020

Assessoria - Conab
Publicada em 14 de outubro de 2019 às 15:12
Produção de milho no estado alcança segundo lugar no ranking da região

Foto: Thinkstock

O estado de Rondônia conquistou mais uma posição de destaque na produção agrícola nacional, sendo considerado o segundo maior produtor de milho da Região Norte, com número estimado de 909 mil toneladas do grão. Os dados foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no anúncio do 1º levantamento da safra de grãos 2019/2020.

Anteriormente, o segundo lugar na produção de milho era ocupado pelo estado do Pará, que possui previsão atual calculada em 809,2 mil toneladas de milho. Em primeiro lugar na Região Norte está o estado de Tocantins, com valor estimado em 1,1 milhão de toneladas.

De acordo com a pesquisa da Companhia, o fator decisivo para que Rondônia aumentasse significativamente a produção foi a 2ª safra da cultura, estimativa em 880,6 mil toneladas do grão em uma área de 178,8 mil hectares, com produtividade de 4.925 kg/ha. O estudo aponta também que este aumento na segunda safra está intrinsecamente relacionado ao cultivo de soja, uma vez que, à medida que a cultura da oleaginosa avança, o milho segunda safra acaba ocupando cerca de 40% a 75% da área semeada com soja.

Outros fatores contribuem para que o estado destaque-se ainda mais no ranking brasileiro da produção de grãos. Entre eles estão as vastas áreas de terras planas e agricultáveis, regime pluviométrico anual superior a 1.200 mm, proximidade de portos (como os de Porto Velho e de Humaitá), valor da terra menor se comparado a outros estados brasileiros e a grande porção de terras ocupadas com pastagens degradadas.

Além do milho, outras culturas são cultivadas no estado, cuja produção total está estimada em 2,18 milhões de toneladas, um volume 0,4%maior em relação à previsão anterior, em uma área plantada de 586,7 mil hectares.

Os dados completos do 1º Levantamento – Safra 2019/20 podem ser acessados na área de safras do Portal da Conab.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook