Projeto de Lei do deputado Eyder Brasil cria o Estatuto da Pessoa com Câncer em Rondônia

Parlamentar destacou que o Estado tem um alto índice de incidência da doença

Assessoria
Publicada em 09 de abril de 2020 às 13:50
Projeto de Lei do deputado Eyder Brasil cria o Estatuto da Pessoa com Câncer em Rondônia

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Eyder Brasil (PSL) apresentou o Projeto de Lei que cria o Estatuto da Pessoa com Câncer no Estado de Rondônia.

A propositura tem por objetivo estabelecer diretrizes, normas e critérios básicos para assegurar, promover, em condições de igualdade, o acesso ao tratamento adequado e o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com câncer.

O estado de Rondônia é um dos entes federativos do país com alta incidência de câncer, sendo esta uma doença previsível por meio do controle de hábitos de vida, como, má alimentação, tabagismo e sedentarismo.

Vale ressaltar que o respeito à dignidade da pessoa humana, à não igualdade, discriminação, transparência na informação e ampliação da rede de atendimento, são princípios essenciais do estatuto.

Neste sentido, o poder público poderá promover o consenso entre especialistas nas áreas de planejamento em saúde, gestão em saúde, epidemiologia, oncologia clínica, radioterapia e cuidados paliativos sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, em todos os seus estágios. "Pretendemos por meio deste projeto, criar um marco regulatório, sendo o alicerce para o Estado atuar no enfrentamento da doença", concluiu o parlamentar.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook