Projeto permite à OAB propor ação civil pública
Nela, podem figurar como réus não apenas a administração pública, mas qualquer pessoa física ou jurídica que cause danos a coletividade
O Projeto de Lei 2943/19 autoriza a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a figurar como autora de ação civil pública. Atualmente, podem propor esse tipo de ação a União, os estados, os municípios, o Ministério Público, a Defensoria Pública, além de autarquias, empresas públicas, fundações, sociedades de economia mista e associações.
A ação civil pública busca proteger os interesses da coletividade em caso de danos ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem urbanística e a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. Nela, podem figurar como réus não apenas a administração pública, mas qualquer pessoa física ou jurídica que cause danos a coletividade.
O projeto do Senado altera a lei que disciplina a ação civil pública (Lei 7.347/85).
A Constituição Federal já permite que o Conselho Federal da OAB seja o autor de ações diretas de inconstitucionalidade e ações declaratórias de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal (STF).
Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, em seguida, pelo Plenário.
Projeto cria cota para pessoa com deficiência na OAB e em escritórios de advocacia
A proposta tramita na Câmara dos Deputados
Juizado Especial Cível promove audiência de conciliação inédita pelo WhatsApp
A modalidade inédita ocorreu no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis (CEJUSCS-JEC)
MP recomenda a estabelecimentos de Costa Marques que informem preço dos combustíveis de forma adequada
O descumprimento da recomendação poderá ensejar a adoção de medidas judiciais, por meio de ação civil pública, com pedido de aplicação de multa em caso de descumprimento
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook