Proluz alcança 90% das comunidades rurais de Porto Velho com serviço de iluminação pública
Objetivo é alcançar 100% das comunidades rurais até o primeiro semestre de 2022
Prefeitura busca alcançar todas as comunidade rurais
Nove em cada dez comunidades rurais de Porto Velho já contam com o serviço de iluminação pública. A marca chega após a expansão do Programa de Iluminação Pública Rural (Proluz), da Prefeitura.
Ao todo, o município passou de 103 para 127 comunidades rurais atendidas. O trabalho, executado pela Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), consiste na ampliação e manutenção da rede de iluminação e espaços públicos.
As ações começaram em 2018 e, até o momento, já resultaram em mais de cinco mil pontos instalados no município. Os trabalhos ocorrem mediante a solicitação da comunidade que aciona diretamente a Emdur. A Prefeitura então realiza a vistoria técnica no local, estuda a viabilidade e agenda a execução do serviço.
Segundo o chefe da Seção de Projetos e Expansão Pública da Emdur, Weverton Kelvin Damacena, o objetivo é levar qualidade de vida aos moradores das comunidades rurais.
“O retorno das comunidades tem sido muito positivo. É uma mudança de cenário que proporciona mais segurança, comodidade e uma série de benefícios à população. Porto Velho é uma das únicas capitais que faz esse tipo de serviço na zona rural”, afirma.
Em média, a equipe técnica da Emdur conta com até dez servidores atuantes, durante a execução de um serviço. Nos próximos dois meses a previsão é atender mais 11 comunidades rurais com as ações de manutenção dos pontos de iluminação.
A estimativa é alcançar 100% das comunidades rurais até o primeiro semestre de 2022.
Para o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, os novos pontos de iluminação refletem positivamente no modo de vida dos moradores e na geração de renda das comunidades.
“A Secretaria Municipal de Agricultura entra com o patrulhamento das vias e a Emdur completa com a iluminação. Dessa forma, os pequenos produtores terão melhores condições para produzir e escoar essa produção”, afirma Beltrame.
As comunidades rurais contempladas podem ser consultadas aqui. (inserir link pdf)
Cafés Matas de Rondônia estarão na Semana Internacional do Café que começa nesta quarta em Minas
Produtores da primeira Indicação Geográfica de Rondônia participam do evento com apoio do Sebrae e parceiros
MP ingressa com ação civil pública para regularizar atividades de sepultamento
Na ação, o MP requer que a Prefeitura promova o respectivo licenciamento, mediante a elaboração de estudos de impacto ambiental do cemitério para a realização de novos sepultamentos
Governo de Rondônia garante recurso para obras do projeto “Governo na Cidade” que serão executadas
Investimentos que estão voltados para a revitalização dos espaços públicos de convivência são frutos do projeto "Governo na Cidade"
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook