Rede contra corrupção publica cartilha sobre fraudes em licitação
O material dá exemplos de situações que podem comprometer a integridade dos gastos do governo
Uma cartilha publicada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) orienta os servidores públicos envolvidos em licitações, por exemplo, a identificar desvios em compras públicas.
O material dá exemplos de situações que podem comprometer a integridade dos gastos do governo, entre os quais o abuso de poder para favorecer entes privados, a solicitação ou pagamento de vantagens indevidas, a falta de transparência e o conflito de interesse.
No caso do conflito de interesses, por exemplo, a cartilha publicada ontem (20) entra em detalhes sobre o que o configura, conforme descrito na Lei 12.813/2013. Entre as condutas vedadas estão, por exemplo, exercer atividade privada incompatível com o cargo público ou manter relação de negócio com pessoa física ou jurídica que tenha interesse em decisão do órgão público.
A Enncla é um mecanismo que conta com a contribuição de diversos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público e de entidades da sociedade civil, como associações de magistrados, entre outras. A coordenação dos trabalhos é feita pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Apreensões da Receita chegam a R$ 3,26 bi em 2019 e batem recorde
Valor supera em 3,22% o volume de apreensões no ano anterior
Acordo beneficia moradores de área de risco em Maceió
O acordo beneficia cerca de 17 mil pessoas, moradores de, aproximadamente, 4,5 mil residências.
Unidades da capital já estão no Fórum Geral César Montenegro
Juiz diretor faz reunião com equipe administrativa para ajustes finais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook