Relatório fiscal do 1º quadrimestre de 2019 teve variação positiva

As despesas correntes, no primeiro quadrimestre de 2019, tiveram um aumento de 5,95% em relação ao mesmo período de 2018

Dhiony Costa e Silva | Fotos: Jeferson Mota e Leandro Morais
Publicada em 21 de agosto de 2019 às 16:03
Relatório fiscal do 1º quadrimestre de 2019 teve variação positiva

O secretário de Estado de Finanças de Rondônia (Sefin), Luís Fernando Silva, apresentou na tarde da terça-feira (20) o relatório da execução orçamentária do segundo bimestre e o relatório de gestão fiscal do primeiro quadrimestre do exercício 2019 na Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa (Cfetooa), na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (AL). 

“A apresentação  tem a finalidade de atender a obrigação legal com o objetivo de demonstrar o desempenho da execução orçamentária e financeira, assim como avaliar o cumprimento das metas fiscais previamente estabelecidas para o Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Estado de Rondônia,” explica o secretário da Sefin, Luís Fernando. 

Segundo o secretário, considerando todas as fontes de recursos, a receita total realizada líquida, até os primeiros quatro meses, teve uma variação positiva de 7,96% em relação ao mesmo período do ano de 2018.  

As despesas correntes, no primeiro quadrimestre de 2019, tiveram um aumento de 5,95% em relação ao mesmo período de 2018. Já as despesas de capital de janeiro a abril de 2019 registraram um decréscimo de 30,34% em comparação ao mesmo período de 2018, fruto de uma redução necessária para fazer frente ao crescimento de 70% nas amortizações da dívida pública (decorrente da retomada do pagamento da dívida  do Beron). 

Finalizando, o secretário concluiu que a situação fiscal do Estado é de equilíbrio, registrando superávit orçamentário e financeiro no primeiro quadrimestre e mantendo essa situação até o presente momento, fruto do expressivo esforço de contenção de gastos e investimentos que o Estado tem empreendido para arcar com os pagamentos da dívida pública e atender às necessidades orçamentárias não previstas na Lei Orçamentária de 2019.

Comentários

  • 1
    image
    Tito 22/08/2019

    Mais um ano de superávit em Rondônia, em plena "crise economica" no Brasil!! OTIMO, MARAVILHA!! SR GOVERNADOR, POR FAVOR, ACELERA O PAGAMENTO DOS PRECATORIOS, POIS A MAIORIA DOS PROCESSOS JA AGUARDAM CERCA DE 20 ANOS NA FILA! AJUDA AÍ! AFINAL, A "DRSCULPA" PARA NÃO PAGAR É SEMPRE A FALTA DE VERBA, AÍ, QUANDO TEMOS SEQUENCIA DE ANOS DE SUPERAVIT DE ARRECADAÇÃO, NÃO SE VE ESFORÇOS PARA ACELERAR OS PAGAMENTOS!

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook