RONDÔNIA – Colheita da 2ª safra de milho deverá superar 980 mil toneladas
O estímulo proporcionado pelas cotações do produto impulsionou fortemente o plantio
Os agricultores de Rondônia deverão colher cerca de 981,4 mil toneladas de milho na 2ª safra. O resultado é reflexo da combinação entre uma produtividade média estimada em 4.907 kg/ha e uma área de cultivo que deve chegar a 200 mil hectares. Esta é a maior área já plantada com o cereal e representa um aumento de 7,5% em relação à safra passada, quando foram cultivados 186 mil ha, como aponta o Boletim do 9º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O estímulo proporcionado pelas cotações do produto impulsionou fortemente o plantio. No entanto, as operações de semeadura envolvendo a 2ª safra de milho nesta temporada geraram dúvidas por causa do atraso na colheita da soja. Essa situação encurtou o intervalo ideal para o plantio do cereal e acentuou o receio de comprometimento nos níveis de produtividade que poderiam ser causados, principalmente pelos fatores climáticos adversos.
Porém, as lavouras implantadas desenvolveram-se em geral em boas condições, uma vez que as chuvas que ocorreram no fim de janeiro e em fevereiro cobriram todas as regiões produtivas. Outro fator positivo foi a adubação residual da soja, prontamente absorvida pelas plantas em formação.
Já nos últimos dois meses, as chuvas que ocorreram em várias regiões reduziram significativamente o risco – especialmente na região sul do estado, principal produtora – de uma grande frustração da safra. Por outro lado, nas regiões mais ao centro e ao norte do estado, a escassez de chuvas comprometeu parte das lavouras nas fases de floração e enchimento dos grãos e fez com que houvesse uma queda na estimativa da produtividade média de 5,8% em relação à safra passada.
Outros detalhes sobre as demais culturas cultivadas em Rondônia e nos demais estados brasileiros podem ser acessados na íntegra do Boletim disponível no site da Conab.
Operações contra pirataria fecham lojas no centro de SP e apreendem mais de 17 mil TV Box no porto de Santos
Impacto estimado dos acessos ilegais à TV por assinatura é de R$ 15,5 bilhões por ano, dos quais R$ 2 bilhões somente em impostos que deixam de ser arrecadados
MPF requisita escolta policial para que indígenas Munduruku contra o garimpo ilegal possam viajar a Brasília
Ônibus que levaria representantes do povo teve os pneus furados em novo ataque de garimpeiros
STF decide que estado deve indenizar fotojornalista ferido por bala de borracha da PM durante cobertura de manifestação em São Paulo
Decisão foi de acordo com o entendimento da PGR. Supremo também deu início a julgamento de ação contra normas que invadem função institucional do Ministério Público
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook