Saúde municipal promove seminário para discutir gravidez na adolescência
Evento é realizado no auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia
Evento faz parte das ações para enfrentamento da maternidade precoce
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promove o 1º Seminário de Prevenção da Gravidez na Adolescência, com o tema “Ampliando o olhar e promovendo o cuidado”.
O evento faz parte do calendário de ações da Semusa para o enfrentamento da maternidade e paternidade precoce no município, e tem como público-alvo profissionais da Saúde, Educação e Serviço Social, além de universidades e faculdades. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.
O seminário será na segunda-feira (6), no auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia, das 7h30 às 12h30, e reunirá palestras e mesas redondas, através da abordagem e discussão dos seguintes temas:
*A gravidez na adolescência como desafio para redução da mortalidade materna
Palestrante: Dra. Ida Perea – Médica ginecologista obstetra, presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de Rondônia e do Instituto Cultivar.
*O papel dos serviços públicos frente a gravidez acarretada pela violência sexual contra a criança e adolescente
Palestrantes: Marina Falcão – Coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescentes, Francisca Oliveira – Conselheira tutelar do IV CT de Porto Velho; Karígina Suely – Assistente social da Maternidade Mãe Esperança; Jacson Carvalho – Psicólogo e Analista em Psicologia NUPS - MP/RO.
*Cuidando do adolescer na saúde pública do município de Porto Velho
Palestrante: Dr. Filipe Azevedo – Médico pediatra, especialista em hebiatria.
*Um olhar sobre a paternidade na adolescência
Palestrante: Elizete Gonçalves – Neuropsicóloga e educadora parental; Cristiano de Paula – Psicólogo clínico forense, coordenador de grupos reflexivos masculino, especialista em Terapia Familiar Sistêmica; Marcos Valério Tessila de Melo – Promotor de Justiça da 19ª Promotoria da Infância e Juventude.
Para Ana Emanuela, enfermeira e subgerente do Núcleo de Saúde da Mulher da Semusa, a capacitação dos profissionais de saúde é primordial para oferecer atendimento humanizado e de qualidade para a população.
“Se nós, enquanto profissionais, adotarmos a postura de não acolher essas crianças e adolescentes que procuram orientações e formas de prevenção, vamos contribuir para que a incidência de gravidez precoce aumente. Se a menina procurou orientação e não obteve, ela pode retornar para o serviço público de saúde já gestante”.
Boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia
Informamos que nas últimas 24 horas foi registrado 1 (um) óbito por covid-19 no Estado de Rondônia
MPF alerta sobre decisão do TCU que restringe uso de precatórios do antigo Fundef para pagamento de professores
TCU decidiu que essa destinação só é permitida nos casos em que o pagamento do precatório tiver ocorrido após a promulgação da Emenda Constitucional nº 114/2021
Ministério Público Federal defende no STJ recebimento de denúncia contra desembargador acusado de corrupção
Alexandre Victor de Carvalho, do TJMG, teria atuado em troca de nomeação de parentes para funções públicas em casas legislativas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook