Secretaria de Finanças do Estado busca parceria com TJRO para proteção de dados

Referência nacional, o setor de tecnologia do Judiciário vai dar suporte ao Siafem

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 11 de fevereiro de 2020 às 12:36
Secretaria de Finanças do Estado busca parceria com TJRO para proteção de dados

Responsável por prover soluções de tecnologia da informação e comunicação para o bom funcionamento do Judiciário, o Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) foi enaltecido durante uma reunião, nesta segunda-feira (10), entre o titular da Secretaria de Finanças do Estado, Franco Ono, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Benedito Antônio Alves, e o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Paulo Kiyochi Mori. O encontro teve como objetivo uma parceria entre os poderes Executivo e Judiciário no fortalecimento da segurança de informações do Siafem, Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios.

De acordo com o secretário Franco Ono, o sistema, que proporciona o controle dos gastos do Poder Executivo, deve ser substituído por outro mais moderno, em breve. No entanto, a transição ainda depende da aprovação de um projeto de Lei que autorize a contratação de um financiamento. Enquanto esse impasse permanece, segundo o secretário, a instabilidade tem gerado prejuízos, sendo a última registrada em janeiro deste ano, o que requer aperfeiçoamento na segurança, com a garantia de redundância, ou seja: cópias que possam ser acessadas em casos de falhas.

“O sistema está alocado no exadata [plataforma de gestão de dados] e não temos redundância. Os backups são feitos em fita com risco da perda de dados”, explicou, sugerindo a utilização de um espaço no Judiciário. A ideia de buscar a parceria com o Judiciário contou com o apoio do conselheiro Benedito Antônio Alves, relator das contas da Sefin. “O TJRO é uma referência em relação aos demais tribunais do Brasil, em termos de tecnologia”.

Em resposta à essa solicitação, o presidente do TJRO, Paulo Kiyochi Mori, explicou que o edifício-sede da instituição, dotado de uma sala-cofre com alta tecnologia, já presta o mesmo suporte à Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e que, portanto, não comportaria os dados de outro órgão. No entanto, ao consultar a secretária de Tecnologia de informação, Ângela Carmen Szymzczak, sobre uma alternativa, apresentou a possibilidade de atender à Sefin; disponibilizar espaço no novo prédio do Judiciário, o Fórum Geral César Montenegro, que está em fase de adequação de uma sala em modelo semelhante à do edifício-sede. “Toda a questão da infraestrutura está pronta, mas ainda há necessidade de adequação da rede elétrica. Assim que for concluída será possível atender à essa demanda”, explicou Ângela.

Durante a reunião, que também contou com a participação do Secretário de Orçamento e Finanças do TJRO, Alberto Ney Silva, e os servidores da SOF e STIC, além dos juízes auxiliares da presidência, Rinaldo Forti e Álvaro Kalix Ferro, ficou estabelecido que o executivo irá providenciar a compra dos equipamentos necessários para a instalação da redundância e o Judiciário adequar o espaço, por meio da equipe de engenharia.

“Somos poderes harmônicos e independentes e estamos abertos a colaborar como pudermos”, ressaltou Paulo Mori, destacando também, como exemplo recente de parceria interinstitucional, o Termo de Cooperação assinado entre o TJRO, TCE e Ministério Público do Estado para otimização de recursos públicos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook