Sedam intensifica fiscalização em Unidades de Conservação em Rondônia com objetivo de evitar degradação da floresta nativa
A proposta da Sedam é fortalecer a proteção local e apoiar as ações rotineiras, tendo como parâmetro as áreas protegidas
Sedam e Polícia Ambiental flagram equipamentos ilegais no Parque Serra dos Reis, em Costa Marques
Com a proposta de intensificar o combate ao corte de árvores nativas e extração ilegal de madeiras dentro das Unidades de Conservação (UC) do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), realizou na última semana uma ação de fiscalização no Parque Estadual Serra dos Reis, localizado no Município de Costa Marques.
Em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a equipe de fiscalização ambiental, composta por técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) da Sedam e gestores do Parque Estadual Serra dos Reis, deflagrou uma operação, resultando na apreensão e retirada de equipamentos e uma máquina, usados para o corte de árvores nativas, arraste e carregamento ilegal de madeiras em toras dentro do Parque.
Caminhão carregado de toras de árvores nativas na ação
As equipes de fiscalização conseguiram retirar um trator que estava sendo utilizado para arrastar arvores derrubadas e carregar madeiras já traçadas em toras, causando assim, um grande impacto de destruição da floresta nativa dentro do Parque. A proposta da Sedam é fortalecer a proteção local e apoiar as ações rotineiras, tendo como parâmetro as áreas protegidas.
O coordenador da CUC, Fábio França, acredita que a parceria entre a Sedam e a Polícia Ambiental vem trazendo grandes resultados nas ações de monitoramento e fiscalização nas unidades de conservação de Rondônia. Para o secretário da Sedam, Marcílio Leite Lopes, é necessário que a fiscalização ambiental seja intensificada nas UCs, para que diminua as ações de destruição e impactos ambientais causados por invasões e extração ilegal de madeiras.
O Parque Estadual Serra dos Reis é uma UC de proteção integral, na qual fica proibida qualquer atividade de extrativismo e extração de madeiras, sob a administração da Sedam. A unidade foi criada pelo Decreto nº 7.027, de 8 de agosto de 1995, abrangendo uma área de 36.442 hectares. Está localizada ao sudoeste de Rondônia, entre os municípios de Costa Marques e São Francisco do Guaporé, na região do Vale do Guaporé, distante, cerca de 700 quilômetros de Porto Velho.
PF desarticula grupo que mantinha garimpos ilegais no Maranhão
Mais de 60 mil hectares foram desmatados para abertura de garimpos
Polícia Federal deflagra operação contra o tráfico de drogas em 08 estados brasileiros
Operação Carga Prensada apreendeu mais de 2,5 toneladas de droga de Orcrim ligada à facção Criminosa
Ex-companheira aciona polícia e homem é preso suspeito de abusar sexualmente do filho de 2 anos
O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia suspeito de estupro de vulnerável
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook