Semictur incentiva turismo em terras indígenas
Povo Gavião recepcionou agentes do Sebrae, Senac, Sesc e Fecomércio
A Prefeitura de Ji-Paraná, com ações da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur), vai incentivar o turismo na Terra Indígena Igarapé Lourdes, onde vivem os povos Arara e Gavião, promovendo a identidade cultural, preservação do meio ambiente e gerar renda.
Nesta semana, técnicos do Sebrae, Senac, Sesc, Fecomércio e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) visitaram pontos históricos e de lazer do município para a criação de uma rota turística. “Eles vão nos assessorar para a criarmos a ‘Rota Rondon’, que vai estender também para as cidades de Presidente Médici e Ouro Preto”, afirmou Volnei Inocêncio, secretário da Semictur.
O Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (Conetur) vem realizando estudos para elaborar novos roteiros turísticos na região central de Rondônia. O Sistema Fecomércio, que está à frente do Conetur, trouxe o especialista em criação de roteiros turísticos Luís Guimarães, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), para as visitas.
Foram visitados o Teatro Dominguinhos, Museu das Comunicações Marechal Rondon, Casa do Papai Noel, Casa do Artesão, Parque Ecológico Municipal e a Terra Indígena Igarapé Lourdes e realizado passeio em caiaques no rio Machado. “O que mais chamou a atenção foi o contato com a cultura do povo Gavião”, lembrou Inocêncio.
Segundo ele, o turismo indígena é praticamente “inexistente”, dentro e fora dos limites da área de reserva. “O potencial que pode ser explorado é imenso. Fizemos uma imersão na tradição e cultura do povo Gavião que foi transformadora pela música, dança, artesanato, e comida”, revelou.
De acordo com o líder indígena, Josias Gavião, a recepção aos técnicos (com dança e comidas típicas) foi uma amostra do que poderá ser oferecido ao turista local, regional ou estrangeiro. “Apresentamos um pouco de nossa cultura e história para que as pessoas da cidade possam conhecer nossas raízes”, comentou.
“Eu fiquei encantada com tudo que vivi e senti na minha primeira visita à Terra Indígena Igarapé Lourdes, especialmente, a cultura do povo Gavião. Ela preserva o meio ambiente e a história de Ji-Paraná”, afirma a secretária-executiva do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Rosineide Marcolino.
O secretário da Semictur informou que foi oferecido pela Fecomércio a criação de um vídeo promocional com os principais pontos turísticos da cidade, treinamento para empresários do ramo de hotelaria e hospedagem, curso de inglês para (representantes) indígenas e de guia turístico local.
“Em outra iniciativa, também estamos promovendo cursos para habilitação de aquaviários para que os nossos condutores de embarcações sejam formalizados pela Capitania Fluvial de Porto Velho e possam oferecer um passeio seguro nas águas dos rios Machado e Urupá”, lembrou.
Prefeitura de Porto Velho decreta estado de calamidade em razão do aumento de casos da Covid-19
Entre as principais recomendações, destaca-se: respeito ao distanciamento social e utilização de máscaras em espaços públicos
Rodada abre disputas da 43ª Taça Alvorada de Futsal
Jogos equilibrados marcam início da tradicional competição
Cremero apoia campanha Julho Verde de prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço
Em Rondônia a estimativa para o câncer de laringe registra 4,14 casos para 100.000 homens e 0,71 para 100.000 mulheres
Comentários
vendem gatos por lebres, este tecnicos, sequer levam os Guias, estes que conduzemn o visitante por todo o estado. Lei federal n. 8623 93.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook