Semusa alerta para os cuidados durante o período de chuvas fortes

Risco de contaminação pelas águas da chuva é maior preocupação da Semusa.

Comdecom
Publicada em 09 de janeiro de 2019 às 12:45
Semusa alerta para os cuidados durante o período de chuvas fortes

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), através do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), considerando o nível da água do rio Madeira, faz um alerta aos munícipes sobre os cuidados que devem tomar durante o período de chuvas fortes, inundações e enchentes.

Quando um desastre de origem natural acontece, devem ser tomados todos os cuidados possíveis, para evitar a transmissão de doenças e preservar a saúde. O objetivo do alerta é evitar o risco de contágio por doenças infectocontagiosas que são transmitidas pelo contato com a água de áreas inundadas, seja por enchentes ou transbordamento de esgotos e rios.

As enchentes e inundações provocam verdadeiros transtornos e desastres para a população. Além das perdas materiais, há ainda uma série de problemas físicos, como possíveis choques elétricos, acidentes e afogamentos.

Há uma série de doenças que pode surgir devido o contato direto com águas contaminadas:

Leptospirose

Causada pela bactéria Leptospira interrogans, é uma doença transmitida em sua maioria das vezes pela urina de ratos. A bactéria penetra na pele e mucosas dos seres humanos quando em contato com a água ou lama das enchentes.

Febre Tifóide

Causado pela bactéria Salmonella typhi, a transmissão da febre tifoide se dá por meio de água e alimentos contaminados ou contato com pessoas doentes. É uma doença exclusiva dos seres humanos, cuja única porta de entrada é o sistema digestivo.

Hepatites A e E

Causada pelo vírus da hepatite e caracterizada por uma infecção hepática, a Hepatite é transmitida pela água e alimentos contaminados ou mesmo de uma pessoa para outra.

Dengue

Causada pelo próprio vírus da dengue, que pode ser dos tipos 1, 2, 3 e 4, a dengue se dá por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti que se prolifera em águas paradas.

Cólera

A bactéria Vibrio cholerae é a causadora da cólera. Seu principal sintoma é uma intensa diarréia causada por uma toxina liberada pela bactéria.

CIEVS Porto Velho

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Porto Velho (CIEVES/PVH) é uma unidade componente da Rede Nacional de Monitoramento e Respostas às Emergências em Saúde Pública tendo como objetivo detectar, monitorar e coordenar a resposta às emergências em Saúde Pública.

Portanto, CIEVS/PVH atua nos eventos capazes de constituir ameaça à Saúde Pública, como doenças de notificação compulsória imediata, surtos ou epidemias, agravos decorrentes de desastres ou acidentes de qualquer natureza e eventos em massa.

Disk CIEVS – Notificações: Telefone – 39012835 ou 0800.647-

1010. E – mail: [email protected]

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook