Semusa reforça os cuidados contra mosquito da dengue
Agentes trabalham na eliminação de focos do Aedes aegypti
O período chuvoso acende o sinal de alerta em Ji-Paraná, pois, além do risco de enchentes, também aumenta o trabalho de prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Para evitar um possível surto de dengue, em Ji-Paraná, agentes da Divisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) trabalham na visitação de imóveis comerciais e residenciais para fazer a busca e eliminação de focos do mosquito.
A Prefeitura de Ji-Paraná pede que toda a população também fique atenta aos cuidados para evitar a proliferação do Aedes e, consequentemente, o aumento de casos das doenças transmitidas pelo inseto.
“O mosquito precisa de pouco para se reproduzir. A água parada pode estar em vasos de plantas, cascas de ovos, tampinhas de garrafa, pneus, calhas e outros lugares que acumulam água. Nesses locais, o Aedes se reproduz e pode iniciar um novo foco”, explicou o diretor de Controle da Divisão de Endemias, Salatiel Alves Carneiro.
O diretor também alertou para o período de estiagem, quando as temperaturas são mais altas, fazendo com que o tempo de evolução do mosquito seja mais curto. O ciclo de vida, entre o ovo e a fase adulta do Aedes, costuma ser de 10 a 12 dias, porém, no verão esse tempo pode ser reduzido.
“O período de transformação pode ser ainda menor, dependendo das condições de temperatura e de umidade do local do foco. Não podemos nos descuidar, cada um pode fazer a sua parte, com ações individuais e de execução simples”, afirmou o Salatiel Carneiro.
Em janeiro deste ano, a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Semusa realizou 123 testes rápidos de dengue, com 41 diagnósticos positivos. No mês de fevereiro, 429 pessoas fizeram o exame, sendo que 107 destes apontaram positivo para dengue.
Alunos da rede municipal de Porto Velho vão receber uniformes
Distribuição inclui camisetas e bermudas padronizadas e identificadas
Facer em parceria com Sebrae realizam liquida Rondônia 2022
Unidos em grande estratégia para aquecer as vendas locais e alavancar a atividade econômica no estado
Como Jonathas Freitas se tornou uma das pessoas mais importantes da tecnologia no Brasil
Nos últimos 16 anos Jonathas se preparou como líder e em sua jornada foi identificando projetos que se tornaram startups valiosas no mercado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook