SESI RO inicia a oferta de EJA profissionalizante
A modalidade vai atender as necessidades de jovens e adultos, conciliando educação com formação profissional, criando novas oportunidades ao formando no mercado de trabalho
A primeira turma piloto de EJA profissionalizante - a combinação do ensino regular com a qualificação profissional -, abre para os cidadãos rondonienses novas perspectivas no mercado de trabalho. A modalidade vai atender as necessidades de jovens e adultos, conciliando educação com formação profissional, criando novas oportunidades ao formando no mercado de trabalho.
A proposta pedagógica concilia Ensino Médio a distância com aulas presenciais ministradas pelo SESI, uma vez por semana e a realização de um curso de Qualificação Profissional, de segmento industrial relevante, desenvolvido pelo SENAI, também realizado a distância. A matriz curricular é estruturada por áreas de conhecimento e níveis de ensino compatíveis onde são desenvolvidas competências e habilidades contextualizadas ao ambiente de trabalho.
O curso é semipresencial, com 80% das aulas realizadas a distância e 20% presencial. Neste formato a carga horária do Ensino Médio é de 1.200 horas. Na qualificação profissional, a carga horária é de 160 horas. Os jovens e adultos matriculados nesta modalidade, além dos certificados das duas instituições podem obter a redução da carga horária total de estudos, no ensino Médio, através da etapa de Reconhecimento de Saberes (formais e informais).
De acordo com o coordenador de Educação SESI/SENAI e IEL-RO, Jair S. Coelho, a expectativa é que 60 alunos concluam o curso em 2020, resultado das primeiras turmas que iniciaram em outubro e novembro de 2019. “Voltada de preferência para os trabalhadores das indústrias e seus dependentes, a EJA profissionalizante atende oportunamente pessoas da comunidade desde que preencham os pré-requisitos pertinentes: ter 18 anos e já ter concluído o Ensino Fundamental”, explica.
O superintendente do SESI/IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago explica que a nova metodologia da EJA propõe uma inovação educacional, rompendo a forma fragmentada que vem sendo desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem na educação brasileira e já se coadunando com a nova proposta da educação básica brasileira.
O EJA profissionalizante é um projeto de reconhecidas oportunidades, inclusivo e muito oportuno para uma parcela significativa da população de Rondônia, que fazendo o percurso via uma indústria/empresa, esta dá o seu aval para a montagem das respectivas turmas, compostas por jovens e adultos empregados e/ou familiares dos empregados e também pessoas das comunidades aceitas nas turmas por aquiescência do cliente CNPJ. “A exemplo da indústria Globo Ave de Pimenta Bueno e Cerâmica Cena de Cacoal, dentre muitas outras, por todo o estado, que se encontram em tratativas para formação de turmas”, finaliza Santiago.
Assessoria de Comunicação Social da FIERO
Programa incentiva a participação feminina no TST
Equilíbrio de oportunidades e prevenção ao assédio e à discriminação são alguns dos objetivos
Sentença é anulada por negativa de adiamento de audiência para ouvir testemunhas
Para a 4ª Turma, a decisão causou prejuízos ao empregado
Empregado público aprovado para cargo mais alto não incorporará gratificação de função
Ele ingressou como empregado de nível médio, mas foi aprovado em concurso para engenheiro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook