Sétimo mutirão odontológico pré-natal acontece no dia 30 de novembro

Atendimentos serão realizados nas UBSs São Bernardo e Km 5 e no CEO

Decom Ji-Paraná/Foto: André Negrete
Publicada em 23 de novembro de 2022 às 16:04
Sétimo mutirão odontológico pré-natal acontece no dia 30 de novembro

Grávidas em qualquer período gestacional serão atendidas no sétimo Mutirão de Atendimento Odontológico Pré-Natal de 2022, que será realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na próxima quarta-feira, 30 de novembro. A ação acontece simultaneamente no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e nas unidades básicas de saúde (UBSs) São Bernardo e Km 5, das 7h30 às 13h.

O coordenador de Saúde Bucal do DAB, Willian Pereira Dantas, lembrou que, em 2021, foram realizadas duas edições do mutirão. Neste ano, segundo ele, as gestantes receberam o atendimento odontológico em outras seis oportunidades.

“Desde o início do ano, foram seis edições do mutirão, superando a marca de 300 mulheres atendidas. Em 2022, conseguimos ampliar as ações de prevenção e de promoção à saúde bucal, provendo consultas odontológicas e palestras informativas com nutricionistas e assistentes sociais”, garantiu Dantas.

Serão abordados temas como o diagnóstico de gengivite e doença periodontal e necessidade de tratamento, orientações sobre higiene bucal da gestante e do bebê, tratamentos durante a gestação, hábitos alimentares, entre outros assuntos relacionados à saúde odontológica durante a gravidez.

A mobilização é destinada às mulheres grávidas, em qualquer período de gestação, mesmo que elas não realizem o pré-natal pelo SUS. O mutirão é realizado regularmente para garantir atendimento às gestantes.

Nele, é realizada entrevista com os pacientes e o exame físico de todos os tecidos da boca, com a identificação de risco à saúde bucal das gestantes. Posteriormente, será feito o agendamento para início de tratamento na UBS de referência.

“O objetivo da ação é reduzir os índices de morbidade e mortalidade materno-infantil, pelo pré-natal odontológico. Isso dá visibilidade à população sobre a importância do atendimento bucal no período gestacional”, explicou o coordenador.

O Ministério da Saúde recomenda que todas as gestantes devem realizar, ao menos uma vez, a consulta odontológica durante o pré-natal. Neste momento, é de extrema importância fazer atividades de educação, promoção da saúde e também de prevenção de agravos, relacionados à própria saúde e à do bebê.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook