Seu pet tem mau hálito? Veja como resolver

Saiba como cuidar da higiene bucal do seu pet corretamente para evitar o mau hálito

Da redação
Publicada em 22 de abril de 2021 às 09:42
Seu pet tem mau hálito? Veja como resolver

Ao contrário do que muitos pensam, o mau hálito em cães e gatos não é normal e, às vezes, pode ser um indício de que há algo de errado com a saúde do animal. No entanto, normalmente, é apenas consequência da falta de higiene bucal, já que a maioria dos tutores não possui o hábito de escovar os dentes dos pets.

Portanto, se esse for o caso do seu bichinho, não há motivo para se preocupar, pois, há diversos métodos de tratamento que ajudam a combater o mau hálito em pets. No caso dos gatos, por exemplo, uma boa opção é preferir a ração seca para felinos, já que seus grãos impedem o acúmulo de tártaro.

Mas afinal, o que causa o mau hálito nos pets?

Geralmente, o mau hálito é causado pelos resíduos de rações e petiscos que o animal come durante o dia, pela ação de bactérias e pelo tártaro — placa que surge a partir da decomposição de restos de alimentos a longo prazo.

O tártaro, por sua vez, é o responsável pelo surgimento de problemas mais sérios. Isso porque, quando não é tratado corretamente, causa gengivite — que leva à inflamação da gengiva e, consequentemente, prejudica os dentes do animal.

Essa condição pode, ainda, evoluir para uma doença periodontal, que tem potencial de afetar toda a saúde bucal do pet, atingindo dentes, maxilar, mandíbula, tecidos da boca e até mesmo olhos e nariz.

Por fim, o mau hálito, pode ser um indicativo de outros problemas de saúde — como  diabetes, problemas digestivos e intestinais — que precisam de uma investigação mais detalhada para serem identificados.

Como evitar o mau hálito?

A principal medida a ser tomada para evitar o mau hálito e a formação de tártaros é escovar os dentes do pet frequentemente. Os especialistas recomendam que os cães, por exemplo, tenham seus dentes escovados ao menos uma vez por dia, com uma escova e um creme dental apropriado para ele.

No entanto, é comum que o animal ofereça resistência a esse momento, caso não esteja acostumado desde filhote. Se esse for o caso, o ideal é introduzir esse processo gradualmente na rotina do pet, começando a passar o creme dental com os dedos para só depois utilizar a escova.

Como resolver o mau hálito?

Caso o seu fiel companheiro já esteja apresentando um hálito desagradável, é necessário descobrir o que está provocando isso se consultando com um veterinário de confiança.

Dessa forma, o profissional irá fazer um exame na boca do animal e procurar por qualquer tipo de anormalidade, como sinais de tártaro, infecções, sangramentos, entre outros.

Conforme o resultado do exame, o veterinário poderá indicar uma limpeza para a remoção do tártaro ou, em casos considerados mais graves, um tratamento periodontal.

Além disso, pode ser que o profissional também recomende a realização de outros exames para analisar todo o quadro de saúde do animal e, consequentemente, identificar outras possíveis causas para a halitose.

Ademais, uma boa dica para complementar a higiene bucal do seu amigo de quatro patas é oferecer petiscos, alimentos e brinquedos para que ele possa roer, pois, existem alguns modelos específicos que contribuem para a limpeza dos dentes e das gengivas, tendo como finalidade evitar o acúmulo de resíduos e tártaro.

Por fim, podemos concluir que o mau hálito pode, sim, ser perigoso para o animal, por isso é necessário introduzir hábitos de higiene bucal o mais rápido possível na rotina do pet. Fazendo isso, você garantirá que o seu fiel companheiro permaneça saudável por muito mais tempo.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook