STJ nega concessão de indulto a condenados por crime hediondo
Decisão segue entendimento do MPF e impede perdão judicial parcial ou integral a presos por tráfico de drogas.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vedou a concessão de indulto a condenados por crimes hediondos, entre eles o tráfico de drogas. A decisão segue entendimento do Ministério Público Federal (MPF) e foi proferida pela Sexta Turma do STJ por unanimidade no mês passado. Na ocasião, os ministros analisaram a validade do indulto de Dia das Mães para presas por tráfico de drogas. O benefício foi concedido pelo presidente Michel Temer em maio de 2017.
Para o MPF, o indulto de Dia das Mães concedido às presas por tráfico privilegiado não se estende àquelas condenadas por tráfico de drogas. “A hediondez do delito afasta a concessão de indulto ou comutação de pena”, destacou a subprocuradora-geral da República Maria Iraneide em parecer apresentado ao STJ. A decisão aconteceu na análise de agravo regimental em habeas corpus.
A concessão de indulto está em discussão também no Supremo Tribunal Federal (STF). Na Suprema Corte, a Procuradoria-Geral da República questiona a constitucionalidade do benefício que prevê o perdão judicial a quem cumpriu um quinto da pena por condenações de crimes sem violência ou grave ameaça, como corrupção e lavagem de dinheiro. O julgamento do mérito da ação começou no dia 22/11, mas foi suspenso por pedido de vista do ministro Luiz Fux.
Íntegra da decisão do STJ e do parecer do MPF no Agravo Regimental em HC n. 434.071/SC
MPF denuncia ex-deputado federal e outros 10 envolvidos em fraudes com recursos do Ministério do Turismo
Prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 6,7 milhões, em valores atualizados.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook