TJRO realiza ações de conscientização na 27ª Semana Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas
O TJRO promove ações de conscientização para os públicos interno e externo como divulgação de vídeos educativos nas redes sociais do TJRO

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) reafirma seu compromisso com a conscientização e promoção da saúde pública ao participar da 27ª Semana Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. Por meio da Divisão de Saúde, o TJRO promove ações de conscientização para os públicos interno e externo como divulgação de vídeos educativos nas redes sociais do TJRO, voltados à prevenção do uso de drogas, e atividades em unidades prisionais.
Destinada prioritariamente aos(às) servidores(as) do Tribunal, a iniciativa de promover vídeos educativos têm como objetivo promover reflexão e disseminar informações claras, acessíveis e multidisciplinares sobre os riscos e a prevenção ao uso de substâncias psicoativas.
Publicidade
O conteúdo inclui mensagens de profissionais de saúde do TJRO abordando temas como os efeitos neurobiológicos das drogas, fatores de risco, a importância da saúde mental e o papel do serviço social na promoção da saúde integral dos(as) servidores(as). A proposta visa fortalecer a cultura institucional pautada no cuidado, acolhimento e promoção da saúde integral, alinhando-se às diretrizes de bem-estar físico, mental e social do TJRO.
Sistema prisional
Com o tema "Rondônia contra as Drogas - CONEPOD", o TJRO, por meio do Núcleo Psicossocial de Apoio à Execução de Penas e Medidas Alternativas (NUPS-EPMA), também promove uma série de atividades voltadas à conscientização sobre o uso consciente de substâncias e estratégias de redução de danos.
Durante os dias 24 e 25 de junho de 2025, as unidades prisionais Pandinha (médio porte) e CAPEP serão palco de rodas de conversa, nas quais os reeducandos terão a oportunidade de participar de um diálogo construtivo sobre as questões do uso de drogas, com foco na redução de danos. O objetivo é promover a escuta ativa, o acolhimento e a disseminação de informações essenciais sobre as alternativas terapêuticas e as redes de apoio.
Outra ação será a apresentação da rede de atenção psicossocial: O CAPS - AD que explicará seus serviços, incluindo o acesso e o fluxo de atendimentos. O evento também irá proporcionar um espaço para fala e solicitações de atendimento, onde os reeducandos poderão se manifestar e solicitar encaminhamentos para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
A equipe técnica do NUPS-EPMA, juntamente com o CAPS - AD e profissionais das unidades prisionais, estará à frente dessas rodas de conversa, com o intuito de proporcionar um ambiente de apoio e acolhimento.
Cronograma:
Roda de Conversa 1: 24 de junho de 2025, às 09h00, na Escola da Unidade Prisional Pandinha (Médio Porte).
Roda de Conversa 2: 25 de junho de 2025, às 09h00, no CAPEP.
Inmet emite alerta laranja para queda de temperatura em vários estados
Além da Região Sul, frio intenso atinge MG, MT, MS, GO, MG, RO e SP
Município realiza 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
O participante deve ter acima de 16 anos e vontade de contribuir para uma sociedade mais inclusiva para os idosos
Festa Camponesa começa dia 27 com foco na Amazônia e Justiça Climática
Em sua 8º edição, o encontro do campesinato de Rondônia espera receber mais de mil participantes
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook