TJRO vence Prêmio de Comunicação e Justiça com campanha Declare seu amor
A edição de 2019 alcançou o número de 213 trabalhos julgados, 45 apenas nesta categoria.
A campanha “Declare seu Amor”, de incentivo à destinação de percentual de até 3% do Imposto de Renda para os fundos da Infância e Juventude, do Tribunal de Justiça de Rondônia por meio da Corregedoria-geral, foi vencedora do XVII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria campanha institucional de interesse público. A edição de 2019 alcançou o número de 213 trabalhos julgados, 45 apenas nesta categoria.
O prêmio, que reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação de todos os órgãos ligados à Justiça do país, foi entregue durante o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça, ocorrido de 29 a 31 de maio, em São Paulo.
O evento, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), contou com a participação da equipe de comunicação do TJRO, assim como profissionais de comunicação de tribunais de Justiça, do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Tribunais de Contas, entidades representativas da magistratura, magistrados, promotores de Justiça, defensores, jornalistas e universitários de comunicação social.
“Essa solenidade de abertura tem o mágico poder da simultaneidade. Ao mesmo tempo que marca a despedida de um ciclo de trabalho, no qual todas as assessorias estiveram envolvidas com suas experiências nos seus projetos, ela também é um pontapé para a chegada de um novo tempo, já que daqui sairemos abastecidos de novas ideias”, disse Luciano Augusto Souza Andrade, presidente do FNCJ, na abertura.
O vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho, deu as boas-vindas aos participantes em nome do presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, e desejou a todos os comunicadores dias de trabalho produtivo e inovador. Também participaram da solenidade o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, desembargador Paulo Dimas Debellis Mascaretti, representando o governador; o coordenador do MMDC, desembargador Sidney Romano dos Reis; o coordenador-adjunto do Núcleo da Infância e Juventude da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Eduardo Cortez Freitas Gouvêa, representando o presidente; o juiz assessor do Gabinete Civil da Presidência do TJSP e responsável pela área de Comunicação Social do TJSP, Leandro Galluzzi dos Santos; o defensor público coordenador de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Rodrigo Vidal Nitrini; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região, juiz Ronaldo Callado. “Todos os órgãos que compõem o sistema de Justiça devem, mais do que informar, comunicar-se com a sociedade”, afirmou o secretário da Justiça, que destacou, ainda, o papel dos assessores de comunicação para a “transparência institucional”, ressaltando a importância do congresso.
Programação
Durante o Conbrascom 2019, uma rica programação proporcionou aos assessores oportunidade de atualização e discussão de suas práticas. A palestra da abertura com Vânia Bueno pontuou “Sem comunicação não dá: 11 princípios para uma convivência mais positiva e produtiva”. Ana Holanda, editora da revista Vida Simples e palestrante do TEDx SP, empolgou com sua palestra “Comunicação que inspira e transforma”, que propôs uma linguagem menos violenta e mais afetiva para trazer efetividade entre emissor e receptor.
“Estratégias de comunicação em um mundo em constante mudança” explorou os desafios das assessorias com a velocidade das transformações nas ferramentas, temática dividida entres os professores Eraldo Carneiro e Cláudio Cardoso.
A diversidade e a inclusão na comunicação também foram discutidos com as palestras “Por que a diversidade importa?, com Reinaldo Bulgarelli e Ludimilla di Bernardo, e o “O papel da comunicação para uma Justiça acessível e inclusiva”, com Simone Freire e Débora Diniz, que mostraram casos exitosos implantados no sistema de Justiça.
Outro destaque da programação foi o workshop “Inovar é preciso. Mas dá pra fazer isso no serviço público?”, com o diretor executivo do wegov e entusiasta da inovação em governo e da transformação social, André Tamura.
Também foram exibidos filmes de dois minutos de todos os finalistas do prêmio, momento bastante esperado para os participantes, não só pela votação para o grande prêmio (o melhor entre todos os concorrentes), como também pela disseminação das práticas pelos colegas de assessoria, que ficam conhecendo os projetos exitosos do sistema de justiça.
Histórico
O Tribunal de Justiça de Rondônia, apesar de jovem, com estrutura de pequeno porte, tem um histórico de boa performance no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, vencendo instituições superiores de Justiça, como foi o caso, neste ano, do MPF (Ministério Público Federal), com a campanha “Pelejando por uma eleição mais justa”, e tribunais de grande porte como o TJ do Rio Grande de Sul, que concorreu com a campanha de incentivo à adoção tardia, na qual foi criado um aplicativo de adoção.
“A campanha Declare seu amor foi a melhor avaliada entre os jurados na categoria mais concorrida do Prêmio”, destacou Simone Norberto, coordenadora de Comunicação do TJRO, que acredita ter pesado como critérios a abrangência, o ineditismo e apelo social do projeto. Para a idealizadora da campanha, a juíza Ana Valéria Ziparro, da comarca de Ji-Paraná, o prêmio impulsiona ainda mais a iniciativa do Judiciário pela causa da infância e juventude.
O TJRO também concorreu na categoria Rede Social com o projeto “Live- Transmissão de júris de repercussão pelo Instagram”, com o qual obteve o terceiro lugar entre os 19 concorrentes desta categoria.
Em edições anteriores o Poder Judiciário foi agraciado com 8 prêmios, com destaque para o documentário Bizarrus, sobre o projeto de recuperação de reeducandos por meio da arte; o vídeo institucional “Deixe-se adotar”, que ganhou, também, o grande prêmio do júri, e a reportagem especial sobre o acesso do cidadão ao Judiciário por intermédio da Justiça Rápida Itinerante.
Clique aqui para acessar o vídeo da campanha Declare seu amor
Confira a lista de todos os premiados
Professor consegue aumentar indenização por notícia ofensiva a sua imagem
Os motivos de sua anterior reintegração foram discutidos até mesmo nas redes sociais.
Pagamento em parcela única autoriza redução do valor de pensão mensal vitalícia
O cálculo considerou o salário, a expectativa de vida e, também, o princípio da proporcionalidade.
Terceira Turma reconhece prescrição de pedido de anulação da marca Sócio Torcedor pelo São Paulo FC
O recurso teve origem em ação anulatória movida pelo São Paulo FC, em que foi discutida a anulação do registro de exclusividade de marca.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook