Um ano de mordaças - In Memorian de Ueliton Bayer Brizon
Calar a imprensa é amordaçar a democracia!
Há um ano, em 16/01/2018, Ueliton Bayer Brizon, conhecido como Brizonzinho, jornalista/articulista do município de Cacoal (RO) era o primeiro profissional da imprensa da América Latina a ser assassinado.
O índice - nefasto pela sua simples existência de computar os mortos da imprensa - coloca o Brasil como o segundo país das Américas que mais matou jornalistas, atrás apenas do México (1).
A impunidade de tais assassinatos segue sendo a regra em um contexto latino-americano, onde nem 20% dos crimes acabam tendo a autoria identificada, a despeito do crescente número de referido crime (2).
À época dos fatos, eu redigi um documento e encaminhei ao Conselho Nacional de Direitos Humanos, além de ter me pronunciado publicamente sobre o acontecido.
A investigação policial, a despeito dos esforços empreendidos, ainda não foi encerrada. Órgãos internacionais, como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, emitiu comunicado à imprensa sobre a situação, mencionando expressamente a situação do assassinato (3).
O proprietário do site de notícias Jornal de Rondônia era conhecido por ser um entusiasta da renovação política e fizera distintas denúncias ao longo da carreira.
Passado um ano, a sociedade rondoniense precisa saber: quem apertou o gatilho por quatro vezes? Ainda, quem mandou matar o jornalista?
Calar a imprensa é amordaçar a democracia!
Vinicius Valentin Raduan Miguel.
Professor da Universidade Federal de Rondônia. Advogado. Pesquisador em temáticas de Segurança Pública e Violência
1 - TeleSur. 23 Journalists Killed in 2018 in Latin America. Disponível em https://www.telesurenglish.net/news/23-Journalists-Killed-in-2018-in-Latin-America-11-in-Mexico-20181022-0003.html . acesso em 01/01/2019.
2 - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). 2018 DG Report on the Safety of Journalists and the Danger of Impunity. CI-18/COUNCIL-31/6/REV. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265828 . acesso em 01/01/2019.
3 - Comision interamericana de Derechos Humanos. La Relatoría Especial condena los asesinatos de dos periodistas en Brasil e insta a investigar relación con su actividad periodística. Comunicado de prensa R10/18. Disponível em
https://mailchi.mp/dist/la-relatora-especial-condena-los-asesinatos-de-dos-periodistas-en-brasil-e-insta-a-investigar-relacin-con-su-actividad-periodstica?e=84fb2714bf . Acesso em 01/01/2019.
MPF denuncia ex-deputado federal e outros 10 envolvidos em fraudes com recursos do Ministério do Turismo
Prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 6,7 milhões, em valores atualizados.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook