VIDA, O QUE É? Curta-metragem traz reflexões sobre a vida
A classificação é livre e terá acessibilidade em Libras. Este projeto foi fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc - por meio da Prefeitura do Município de Porto Velho - Funcultural - Edital 008/2021
VIDA, O QUE É? curta-metragem será lançado no próximo dia 16/11/2021 e convida o público a refletir sobre a vida. A transmissão será online, através do YouTube e gratuita. A classificação é livre e terá acessibilidade em Libras. Este projeto foi fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc - por meio da Prefeitura do Município de Porto Velho - Funcultural - Edital 008/2021
VIDA, O QUE É?
O curta-metragem, no gênero documentário, tem como proposta capturar a primeira reação dos entrevistados, com a pergunta “Vida, o que é?”. Ao longo dos últimos três anos, documentamos e realizamos entrevistas a pessoas em várias cidades, estados e até alguns países. Durante a pandemia, essas entrevistas aconteceram através de plataformas digitais.
A ideia inicial surgiu em 2019, durante a realização da instalação fotográfica “Nós que aqui estamos por Vós Esperamos”, de Nilson Santos, com fotografias de pessoas já falecidas, sepultadas em um cemitério na cidade de São Paulo. O tema central da instalação fora refletir a dádiva da vida, o tempo em que estamos vivos e para onde vamos. No trabalho de pesquisa e produção desta mostra, nos deparamos com inúmeras questões sobre a existência e de como, enquanto sociedade, estamos refletindo este momento.
“Vida, o que é?”, busca essa primeira reação do entrevistado, a primeira imagem que se forma quando a questão é colocada. Foram 72 entrevistas, infelizmente, com a distância do tempo e a condição pandêmica perdemos contato com alguns entrevistados. São pessoas das mais diversas vivências e status social, religiosos, pessoas em situação de rua, estudantes, homens, mulheres, antropólogos, indígenas, negros, professores, artistas, cozinheiros. É a busca desse olhar para a existência.
O documentário “Vida, o que é?”, se firma como uma provocação para a vida cotidiana, de como estamos refletindo esse tempo sem tempo. A atualidade, em tempos difíceis que enfrenta toda a humanidade, onde nos falta oxigênio, elemento básico para a vida, milhões de pessoas morrendo por um vírus, de um dia para o outro, inúmeras pessoas infectadas, é assustador como a morte está presente no cotidiano e normalizamos isso em nosso olhar.
Partindo de uma pergunta que, no primeiro momento, parece simples, cuja as respostas poderiam ser mais simples ainda, nos coloca diante de uma imensa fragilidade que se refere à vida. Este período entre o nascimento e a morte é uma atividade comum na extensão da existência humana. Há respostas de todo o tipo, não a certa, não a errada, mas o esboço da reação dos entrevistados em busca destas respostas dentro de si.
As narrativas são esta linha tênue entre o existencial e o subjetivo. O que compõe essa teia da vida enquanto ela acontece.
Ficha Técnica:
Direção, pesquisa e Roteiro: Elisabete Christofoletti
Produção Executiva 1 – Mafuá de Ideias Produções Culturais
Produção Executiva: Anderson Silva da Silva
Assistente em Produção: Nilson Santos
Assessoria em Comunicação: Eliane Viana Araújo
Assistente Administrativo: Selma Pavanelli
Edição de vídeo/arte finalista: Joeser Álvares da Silva Junior
Trilha Sonora: Nzinga Produções Letra e Interpretação: Negra Mari
Mixagem e Masterização: Klazamathe
Som: Anderson Silva da Silva
Libras: Nilcea Jesus de Souza
Transmissão Streaming: Stephanie Matos
Captação de imagem e som: Selma Pavanelli/ Elisabete Christofoletti
SERVIÇO
Lançamento do documentário: VIDA, O QUE É:
Data: 16/08/2021
Horário: 20h
Transmissão: YouTube – Link: https://bit.ly/3qlhsCU
Site: https://bit.ly/3waLDxw
Cremero recebe a visita do presidente e diretores do CFM
O presidente do Cremero, Dr. Robinson Machado, agradeceu a iniciativa do CFM e disse que as visitas a cada Estado aproximam o CFM dos regionais e possibilita o conhecimento das peculiaridades de cada lugar
Serviços de drenagem são intensificados no período chuvoso em Porto Velho
População pode ajudar a evitar entupimento dos canais
Em ação conjunta, Prefeitura e Base Aérea eliminam focos do Aedes aegypti em Porto Velho
Equipes visitam imóveis de seis bairros onde foram encontrados altos índices de criadouros do mosquito
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook