X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
Ao longo de uma década, o festival tem sido um importante espaço de expressão artística, reflexão e valorização da cultura, especialmente no contexto amazônico
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrerá entre os dias 25 e 30 de novembro em Porto Velho e de 27 a 29 em Cacoal (acesse aqui). Nos demais campi, a programação segue até dia 7 de dezembro (acompanhe aqui).
Com o tema Arte e Resistência na Amazônia, o festival busca inspirar e conscientizar a comunidade sobre as riquezas culturais e ambientais da região, promovendo discussão e reflexões através das artes, reunindo atividades artísticas e culturais que celebram a criatividade e a resiliência na Amazônia.
O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) e comemora seus dez anos de vida, luta e resistência ocupando a universidade, as ruas, escolas, pontos turísticos e outras instituições culturais em Porto Velho com oficinas, exibições, shows, cursos, intervenções artísticas e poéticas, exposições, debates e apresentações cênicas; comprovando o poder de extensão, articulação, parceria e fruição da cultura portovelhense a partir da arte e com apoio da Universidade.
"Ao longo de uma década, o festival tem sido um importante espaço de expressão artística, reflexão e valorização da cultura, especialmente no contexto amazônico. A cada edição, temos visto o evento crescer e consolidar-se como uma das principais iniciativas culturais da nossa universidade, promovendo a resistência cultural e o diálogo entre diversas formas de arte", disse o coordenador de Cultura da UNIR, Evaristo Corrêa.
Programação Porto Velho
Inscrições e oficinas - As inscrições para participar das oficinas em Porto Velho são gratuitas e podem ser feitas pelo Sistema Sigaa/UNIR, neste link.
Abertura oficial - nesta segunda-feira, 25 de novembro, a partir das 18h30 na escadaria da UNIR-Centro, será realizada a abertura oficial do X Festival UNIR Arte e Cultura, que contará com uma Cerimônia com o Povo Mura e show do Benvas e Agremiação de Desportos Sonoros.
Ações - O primeiro dia do festival terá também uma Ação/Intervenção: muluca | mundo-lugar-casa na escola João Bento da Costa, das 8h às 11h; Minicurso e Lançamento de Livro na Biblioteca Central da UNIR, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e Oficina Tintas da Terra, no Laboratório de Artes Visuais (Bloco 2P), das 8h às 12h.
Veja aqui a programação completa de Porto Velho para os outros dias.
Programação Cacoal
28/11 | 19h15 - Abertura
Cultura Indígena e Poesia: Luciano Oiahoemaquib Suruí, Marli Henrique de Lima Pio Suruí
Fotografia e Exposições: Débora Storch Silva de Assis, Luana Beatriz Braga de Sousa e outros
Música e Dança: Dan Martins Gonçalves Ferrer, Saulo Rosa, Ives Douglas Barbosa e outros
27, 28 e 29/11 - Exposições no Auditório Central
Poéticas Urbanas: A Arte do Lambe-Lambe (Pedro Lukas Pires Macabeu, Sônia Mara Nita, e outros)
Varal de Poesias (Acadêmicos de Direito)
Fotografia e Pintura: Althieris Aquino de Almeida, Amila dos Santos Cruz, Letícia de Oliveira Bergamin e outros
Arte Indígena e Literatura: Marli Henrique de Lima Pio Suruí, Clube do Livro de Cacoal e Sebo da Associação Vira-Lata Vira-Amor
29/11 | 19h - Espetáculos e intervenções
Local: Auditório Central do Campus UNIR de Cacoal
Mostra de Dança Contemporânea - Dan Martins Gonçalves Ferrer
Música e Cultura - Saulo Rosa e Ives Douglas Barbosa
Literatura e Inclusão Social: Clube do Livro e Sebo da Associação Vira-Lata Vira-Amor
Stalkers: A Obsessão Oculta no Cotidiano
Antes da era digital, os stalkers dependiam de presença física para monitorar e seguir suas vítimas, seja por meio de encontros em locais públicos ou por correspondências constantes e telefonemas anônimos
MPRO participa de audiência pública sobre Lar do Bebê em Porto Velho
A Promotoria de Justiça, juntamente com o Poder Judiciário, questionou o Poder Municipal acerca de irregularidades constatadas na unidade de acolhimento a crianças e adolescentes
Mexidas no último ranking da FIFA
Essa pontuação é dinâmica, ou seja, ela pode aumentar ou diminuir conforme os resultados obtidos nos jogos.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook