Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Projetos de Lei Complementar 101/2024 e 102/2024 passaram por votação nominal
Reestruturação e Plano de Carreiras do Judiciário (Foto: Rafael Oliveira e Antônio Lucas | Secom ALE/RO)
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanças no Poder Judiciário do estado: o Projeto de Lei Complementar (PLC) 102/2024 que versa sobre o Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) e o PCL 101/2024, que trata da reestruturação do quadro de pessoal, ambos de autoria do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
O primeiro, instituído por meio do Plano de Carreiras, Cargos e Salários, tem como objetivo a valorização dos servidores e a profissionalização dos serviços prestados pelos órgãos judiciários. De acordo com o texto aprovado, o plano adota como princípios norteadores a qualidade e produtividade do serviço público, o crescimento funcional baseado no mérito, a implantação de políticas de desenvolvimento profissional e a adequação dos vencimentos às funções desempenhadas.
Já o Projeto de Lei Complementar 101/2024 promoveu uma reestruturação no quadro de pessoal do Judiciário, com a criação de 567 novos cargos comissionados e 13 novos cargos efetivos, totalizando 580 novas vagas. Entre as funções criadas, destacam-se secretário chefe do gabinete da presidência, assessor-coordenador e assessor de juiz. Em contrapartida, 556 cargos de assessor de juiz foram extintos, com o objetivo de reorganizar e otimizar a gestão do Judiciário.
A reestruturação, segundo o TJRO, reflete a necessidade de modernização do sistema judiciário, garantindo maior eficiência no atendimento às demandas judiciais e valorização do corpo técnico. O novo quadro passa a contar com 2.887 cargos efetivos, sendo 766 de analista judiciário e 2.121 de técnico judiciário, além de 1.172 cargos comissionados distribuídos em diferentes níveis.
A população pode acompanhar as sessões presencialmente, ou pelo canal da TV Assembleia, 7.2, ou ainda pelo canal no YouTube. As sessões ordinárias acontecem às terças-feiras, às 15h, e às quartas-feiras, às 9h.
Mais informações acerca dos projetos podem ser encontradas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl). Além disso, as pessoas podem verificar todos os projetos aprovados durante as sessões, no site oficial da Alero.
Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados
Depois da eleição, porém, o podemista disse que não consegue mais dialogar com o prefeito eleito para saber, por exemplo, de que maneira vai poder contribuir com o novo governo
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
123Milhas: prazo para incluir nome na lista de credores vai até terça
Medida para quem tem valor a receber ou corrigir valor a ser devolvido
Comentários
Sem falar do quadro da saude da secretaria de justiça /sejus ... sem valorição sem reposição salarial... sem pccr estamos esquecidos/ todos servidores estão desanimados sem luz fundo do tuneo.
Bem,o legal disso tudo,é que, o nível superior da SESAU,com aprovação do PCCR, o vencimento é 4.400,00, e o do TJ, passou para 9000,00, quando vamos comprar algo,a prestação, o funcionário pergunta...o senhor trabalha aonde,...na SAÚDE, sou Psicólogo, e o funcionário responde, pois não senhor,o que o senhor deseja,mas, quando o atendente pergunta, o senhor trabalha aonde...no Tribunal de Justiça,sou Psicólogo, e o funcionário responde, pois não Dr. Como entender,que o Psicólogo da EDUCAÇÃO recebe 🤑o da SAÚDE, recebe 🤑🫣,e os justiçados recebem 💯💫nem o HEURO, nós salvaria, "A justiça tarda,mesmo assim falha🤔🤥🫷😷
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook