A Praça do Baú Barateiro

Os vereadores da cidade, experientes e muito criativos, não se estressam de trabalhar pelo bem do povo daqui. Vamos à Praça do Baú?

Professor Nazareno
Publicada em 22 de maio de 2023 às 15:33
A Praça do Baú Barateiro

Na verdade, Praça Marechal Rondon. Fica em Porto Velho, bem no centro da capital de Roraima. E é uma homenagem mais do que justa ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. O eminente sertanista mato-grossense é talvez a figura mais importante para a consolidação da atual unidade da federação, que antes era chamada de Território Federal do Guaporé, depois Território de Rondônia e finalmente, a partir de 1982, Estado de Rondônia. A referida praça é um deslumbre só. Limpa, organizada, asseada, com muitas flores nos seus belos canteiros, rampas de acesso para cadeirantes, modernas paradas de ônibus e várias outras inovações que enaltecem a sua infraestrutura arrojada e inovadora. É conhecida por mais de 90 por cento dos moradores daqui como Praça do Baú. Talvez em homenagem a uma loja de eletrodomésticos que existia bem ao seu lado.

A Praça do Baú “bota no bolso” algumas das mais famosas praças nas cidades da Europa. A Trafalgar Square de Londres sequer chega aos seus pés. O requinte da praça de Porto Velho desbanca até a Praça Vermelha de Moscou e a de São Marcos em Veneza/Itália, assim como a Place de La Concorde de Paris, a Piazza Navona em Roma e a Marienplatz de Munique na Alemanha. A prefeitura da cidade sempre investiu o que pôde para embelezar aquele logradouro público. O busto do velho marechal que tem ali é um ícone, um verdadeiro Deus e por isso sempre foi reverenciado pelos mais autênticos porto-velhenses e rondonienses. Não há um morador da cidade que não se ajoelhe diante dele. Talvez agradecendo “in memoriam” pelos bons préstimos feitos pelo nosso mais famoso bandeirante. Essa praça devia ser reconhecida como patrimônio da Humanidade.

Porém, dentre os tantos encantos e atrações existentes ali, o que mais chama a atenção dos turistas e visitantes é a fonte iluminada. Um espelho d’água que mais se parece com a Fontana di Trevi de Roma. Dificilmente uma pessoa que por ali passe não pare para fazer uma self com toda a sua família. Água transparente e limpa jorrando diariamente para o regalo dos atônitos transeuntes. Eu mesmo já joguei várias moedas dentro dela pedindo a Deus que realize os meus desejos mais íntimos. Não sei se pedindo ao Todo Poderoso ou mesmo ao velho marechal que nomeia aquele verdadeiro paraíso na Terra. Mas Porto Velho tem inúmeras outras praças que merecem destaque. A Jonathas Pedrosa, por exemplo, é uma espécie de oásis no meio de um inóspito deserto. Limpa, confortável, arborizada, ventilada, bem segura e cheia de bancos macios e aconchegantes.

 Outra praça que certamente também chamaria a atenção dos muitos turistas que visitam Porto Velho é a da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que dispensa quaisquer comentários de tão bela, assediada e procurada que é. A Aluízio Ferreira também merece destaque por sua praticidade e deleite. E por que não falar também da famosíssima Praça das Três Caixas d’Água? Já ouvi dizer que “As Três Marias” foram uma criação de ninguém menos do que Auguste Rodin, escultor francês. A nossa prefeitura também não poupou dinheiro para resgatar aquele histórico logradouro público para o prazer dos porto-velhenses. Lá, foram instalados painéis e outros atrativos que merecem ser considerados até como patrimônio de todos os humanos. Dessa forma, pagar IPTU em Porto Velho é algo que compensa e muito. Os vereadores da cidade, experientes e muito criativos, não se estressam de trabalhar pelo bem do povo daqui. Vamos à Praça do Baú?

*Foi Professor em Porto Velho.

(Leia o http://blogdotionaza.blogspot.com/)

Comentários

  • 1
    image
    Moisés Antônio 23/05/2023

    Poderiam redigir os textos antes de lançarem no site, já é mais uma das várias vezes que vejo dizer que Porto Velho é capital de Roraima e não de Rondônia. Por favor, sejam mais atentos.

  • 2
    image
    Mirian Penha Franco 22/05/2023

    Oi Nazareno, faça uma crônica também sobre a conservação dos prédios públicos, para honrar as "grandes" obras que o Hildon vem fazendo. Dá para mostrar o prédio da ex-escola de música Jorge Andrade detonada na Abunã, como tb. a escola municipal de dança na esquina da Duque de Caxias, com Joaquim Nabuco. Agora o prédio abandonado do antigo Paço Municipal. Milhões em alugueis a custo do erário e "grandes obras".

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook