ABSOLAR defende derrubada de veto sobre a lei da geração própria de energia renovável

Na visão da associação, derrubar o veto sobre a matéria é essencial para acelerar o crescimento da energia solar no Brasil e respeita o acordo setorial com o Governo e o Congresso Nacional

Assessoria
Publicada em 17 de março de 2022 às 16:13
ABSOLAR defende derrubada de veto sobre a lei da geração própria de energia renovável

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) defende a derrubada do veto ao parágrafo único do artigo 28 na Lei 14300/2022, que que cria o marco legal da geração própria de energia renovável no País. A apreciação do veto está na pauta do Congresso Nacional para uma sessão conjunta prevista para esta quinta-feira (17/3).  
 
Na visão da entidade, que encaminhou nessa semana uma nota técnica aos parlamentares explicando a importância da medida, a derrubada do veto em questão respeita o acordo estabelecido entre o setor elétrico, o Governo Federal e o Congresso nacional. “Derrubar esse veto é essencial para manter o ritmo de crescimento e de investimentos em energia solar no País, ratificando o enquadramento da geração própria renovável como projetos infraestrutura. Isso permite o acesso à financiamento mais competitivo pelo mercado, reduzindo o preço da energia aos consumidores”, comenta o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia.
 
“Na prática, não haveria aumento de renúncia fiscal do governo, dado que a medida já era prevista pelo Decreto 10.387/2020, que estabeleceu benefícios para os projetos de infraestrutura”, lembra.
 
Segundo a ABSOLAR, a lei da geração própria de energia renovável, publicada em janeiro deste ano, traz mais segurança jurídica ao setor e deve acelerar os investimentos em novos projetos fotovoltaicos pelo território nacional. “Trata-se do melhor momento para se investir em energia solar, justamente por conta do novo aumento já previsto na conta de luz dos brasileiros e do período de transição previsto na lei, que garante até 2045 a manutenção das regras atuais aos consumidores que instalarem um sistema solar no telhado até janeiro de 2023”, explica Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR.
 
“A energia solar é atualmente uma das melhores alternativas para fugir das bandeiras tarifárias e, assim, aliviar o bolso do cidadão e do empresário neste período de escassez hídrica”, diz. “O crescimento do setor fotovoltaico é também fundamental para a retomada econômica e sustentável do País, pois trata-se de uma fonte que gera muitos empregos de qualidade, com uma energia limpa, abundante e acessível”, acrescenta Koloszuk. 
 
Sobre a ABSOLAR

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no Brasil, tanto nas áreas de geração distribuída quanto de geração centralizada. A ABSOLAR coordena, representa e defende o desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta energia limpa, renovável e sustentável no País e representando o setor fotovoltaico brasileiro internacionalmente.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Um país de faz de conta

Um país de faz de conta

Vivemos uma completa inversão de valores, onde quem rouba é endeusado e reverenciado, enquanto o cidadão honesto, que vive com o suor do próprio rosto, é desrespeitado, vilipendiado e humilhado