Atendimento na Fhemeron é ajustado para repor estoque de sangue durante período de prevenção ao coronavírus
Doadores podem agendar atendimento por telefone, tanto na capital como interior
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), vem realizando atendimento na capital e interior seguindo a orientação do Decreto governamental 24.887, de 20 de março de 2020, para isso adotou agendamentos por telefone e horário diferenciado das 7h15 às 12h para evitar aglomerações de pessoas e prevenir a disseminação do novo coronavírus.
Diante dessa situação a hemorrede estadual (que engloba todos os hemocentros de Rondônia), atenderá por agendamento. “Na capital, aonde há necessidade maior de doares, pretendemos receber pelo menos 30 doadores, e no interior, dez, por dia. Estamos ligando para os doadores e agendando horários, e também disponibilizamos os telefones para novos doadores ligarem para esclarecer dúvidas”, explica a gerente de captação da Fhemeron, Maria Luíza Pereira.
A gerente de captação explica que a Fhemeron conta com a solidariedade das pessoas para esse momento de pandemia do coronavírus. “ Tivemos uma baixa de 50% das doações, entendemos a preocupação das pessoas, mas precisamos de sangue independente das cirurgias eletivas que foram canceladas, pois temos os pacientes graves que dependem de uma transfusão sanguínea para continuar vivendo”, alertou.
Entre as recomendações, além dos doares seguirem os requisitos para doação de sangue, o doador não pode ter tido contato com pessoas que vieram de outro estado ou país, não estar com febre, resfriado, obedecendo todos os critérios para uma boa transfusão de sangue.
“É importante esclarecer para o doador não ir ao hemocentro usando máscara. Se o doador chegar aqui e ver o funcionário com a máscara é uma forma de proteger esse doador”, explica Maria Luíza.
O atendimento da Fhemeron em Porto Velho acontece de segunda-feira a sábado, de 7h15 às 12h. No interior, os atendimentos serão feitos de segundas-feiras à sextas-feiras.
TELEFONES PARA AGENDAMENTOS E ESCLARECIMENTOS:
Doador deve estar atento aos requisitos para doação de sangue.
Porto Velho : 3216-2234 / 98464-0125 (whatsapp)
Ariquemes: 3535-2659 / 99202-1434 (whatsapp)
JI-Paraná: 3421-1615 / 9 92871247 (whatsapp)
Vilhena: 3321 5147 / 9 9240-6211 (whatsapp)
Rolim de Moura: 3442-1328
Cacoal: 3441-0823
REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE:
Estar saudável e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar, caso tenham autorização do responsável;
Não estar em jejum;
Ter dormido pelos menos seis horas nas últimas 24 horas;
Pesar mais de 50 Kg;
Não ter feiro cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses;
Não ter feito tratamento dentário a menos de sete dias;
Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam, devem aguardar a criança completar 12 meses de vida);
Caso tenha tomado vacina contra a gripe, deve-se aguardar 48 horas; As demais vacinas, com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar quatro semanas.
População pode denunciar o descumprimento do Decreto de Calamidade Pública
A Ouvidoria Estadual é um órgão da administração pública que permite o diálogo entre o cidadão e o Estado
Enem 2020: MPF pede que Justiça não adie direito de recurso em provas
TRF2 julga eficácia imediata de condenação do Inep a permitir contestações
MP solicita providências para fornecimento de merenda escolar para famílias em situação de vulnerabilidade
O Ministério Público solicita que seja dada ampla publicidade ao fornecimento da alimentação e providenciada a recomposição de estoques da merenda para o início das aulas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook