Aurora: Webinário propõe reflexão sobre ciclo menstrual e produtividade no Judiciário

A atividade é promovida pela Emeron dentro do projeto que busca equidade de gênero

Assessoria de Comunicação Institucional com informações da Emeron
Publicada em 17 de agosto de 2020 às 14:22
Aurora: Webinário propõe reflexão sobre ciclo menstrual e produtividade no Judiciário

Na próxima sexta-feira, dia 21, a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), em parceria com o Tribunal de Justiça, promove a segunda atividade do Projeto Aurora: o webinário Ciclicidade e Produtividade: Aprendendo a usar o ciclo menstrual como ferramenta de produtividade. A live, que será realizada no canal da Emeron no YouTube, às 16h (hora de Rondônia), faz parte da iniciativa de propor ações contínuas e integradas entre diferentes setores do TJRO, que visem fomentar melhores condições laborais às servidoras e favorecer a ampliação da participação feminina no Poder Judiciário. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário no menu Inscrições do site da Emeron.

Desenvolvido pelo Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages), do Gabinete de Governança, junto com a Coordenadoria de Mulheres do TJRO e a Divisão de Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas, o projeto busca minimizar os impactos das dificuldades impostas pela pandemia em especial às mulheres, como o aumento da carga laboral e da violência doméstica. “Faz-se necessário reestruturar as políticas de gestão de pessoas a fim de viabilizar a produtividade sem perder de vista as condições mínimas de qualidade de vida e saúde mental necessárias ao bom desempenho laboral”, afirma Rosemeire Ferreira, secretária chefe do Gabinete de Governança. A primeira atividade, no dia 13, foi a Ciranda da Palavra, roda de conversa virtual votada às servidoras para acolhimento e a escuta.

Já o webinário contará com duas palestrantes: a médica Iasmin Castiel Reis, residente em ginecologia e obstetrícia no Hospital Municipal Maternidade Cachoeirinha, em São Paulo, e a professora e psicóloga Mariangela Onofre, do Núcleo de Perícia Psicossocial do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Porto Velho, mestre em desenvolvimento regional e meio ambiente pela Universidade Federal de Rondônia, com pesquisa na área de políticas públicas para mulheres, além de mediadora e perita em estudos psicossociais. Elas vão abordar os aspectos fisiológicos da ciclicidade (ciclo reprodutivo) feminina e como estes interferem na produtividade. O evento terá mediação de Maiara Ribeiro de Moraes, do Nages.

A live enquadra-se em três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de iniciativas da Organização das Nações Unidas que compõem sua Agenda 2030 e formam o Pacto Global, do qual a Emeron passou a ser signatária a partir deste ano. O quarto ODS é assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. O quinto objetivo pretende alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Por fim, o ODS 16 busca promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Outra das ações do Projeto Aurora que envolve a Escola é um levantamento da quantidade de filhos por servidora, entre outras questões, em pesquisa a ser realizada pelo Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH), que integra a Emeron. O objetivo é produzir informações que apontem elementos à proposta de implantação de política institucional de fomento à participação feminina no judiciário rondoniense e levem em conta a necessidade de retorno às atividades presenciais, contemplando a estrutura familiar e doméstica dos servidores.

Inscrições

O evento é aberto ao público em geral. "Muitos homens também querem entender melhor o ciclo, por isso é importante também ter a participação deles", defendeu a palestrante Mariângela Onofre.  As inscrições para o webinário do dia 21, às 16h, são gratuitas e já estão abertas, pelo menu Inscrições no site da Emeron (emeron.tjro.jus.br). Os participantes receberão certificado de 2 horas-aula, disponibilizado diretamente no site da Escola em até 15 dias após o evento, que também ficará disponível na íntegra no canal da Emeron (youtube.com/EscolaEmeron).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook