Com obstrução intestinal, Bolsonaro é transferido para São Paulo

Nos últimos dias, Bolsonaro tem apresentado soluço frequente, inclusive em suas falas diárias a apoiadores, em eventos públicos e, semana passada, na transmissão que faz ao vivo todas as quintas-feiras nas redes sociais

Brasil 247
Publicada em 14 de julho de 2021 às 17:45
Com obstrução intestinal, Bolsonaro é transferido para São Paulo

Bolsonaro é transferido para hospital em São Paulo. (Foto: Reprodução/Globonews)

BRASÍLIA (Reuters) - Jair Bolsonaro será levado a São Paulo para ser submetido a exames que determinarão se será necessária uma cirurgia de emergência para desobstruir seu intestino, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) em nota nesta quarta-feira.

Bolsonaro deu entrada de madrugada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, com fortes dores abdominais. Em nota pela manhã, a Secom disse que a hospitalização se deu por orientação de sua equipe médica para determinar a origem do soluço recorrente que vem atingindo o presidente.

A decisão de levar Bolsonaro a São Paulo foi tomada pelo cirurgião Antonio Macedo, que operou Bolsonaro algumas vezes depois da cirurgia de emergência a que ele se submeteu na Santa Casa de Juiz de For a (MG) logo após levar uma facada durante um evento da campanha eleitoral de 2018.

"Após exames realizados no HFA, em Brasília, o dr. Macedo, médico responsável pelas cirurgias no abdômen do presidente da República, decorrentes do atentado a faca ocorrido em 2018, constatou uma obstrução intestinal e resolveu levá-lo para São Paulo, onde fará exames complementares para definição da necessidade, ou não, de uma cirurgia de emergência", disse a nota da Secom.

Pouco antes da divulgação da nota, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o ministro da Casa Civil, Luiz Ramos, afirmaram que Bolsonaro estava bem e que aguardava os resultados dos exames aos quais ele se submeteu no HFA.

Desde o atentado a faca em 2018, Bolsonaro passou por algumas cirurgias na região abdominal, incluindo para correção de uma hérnia no local.

SOLUÇOS

Nos últimos dias, Bolsonaro tem apresentado soluço frequente, inclusive em suas falas diárias a apoiadores, em eventos públicos e, semana passada, na transmissão que faz ao vivo todas as quintas-feiras nas redes sociais.

Na semana passada, em entrevista à rádio Guaíba, Bolsonaro disse que estava com soluço há alguns dias após ter realizado um procedimento dentário. "Estou com soluço há cinco dias. Fiz uma cirurgia para implante dentário no sábado. Talvez em função dos remédios que eu estou tomando, estou 24h por dia com soluço", disse.

Desde então o presidente tem sofrido com os soluços em praticamente todas as aparições públicas e diversas vezes se queixou do problema.

Bolsonaro também já se referiu a problemas estomacais e disse que, nesses casos, toma Coca-Cola. "Vou abrir o jogo. Amanhã vou até ser criticado. Quando tenho problema de estômago, alguém sabe o que eu tomo? Coca-Cola. E fico bom. É problema meu. O bucho é meu. Talvez meu bucho corroído me salvou da facada do Adélio", afirmou o presidente em sua transmissão semanal pelas redes sociais em maio, referindo-se a Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada contra Bolsonaro em 2018.

Bolsonaro fez 66 anos em março e teve Covid-19 no ano passado. Apesar das cirurgias e internações causadas pelo atentado que sofreu, o presidente aparenta gozar de boa saúde.

Por causa da hospitalização de Bolsonaro, foi cancelada uma reunião marcada para esta quarta entre ele e os chefes dos demais Poderes para discutir a estabilidade nacional, após Bolsonaro ter ameaçado não aceitar o resultado das eleições de 2022 se não houver a implantação do voto impresso.

"O encontro será oportunamente reagendado", informou a assessoria de imprensa do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, em nota em que informou o cancelamento.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook