Como o marketing de conteúdo faz crescer a sua pequena empresa

Descubra os benefícios do marketing de conteúdo e dê os passos necessários para começar

Tudorondonia
Publicada em 23 de julho de 2022 às 18:17

Está interessado em saber como fazer crescer o seu pequeno negócio usando o marketing de conteúdos? Estas estratégias permitem alcançar esse objetivo, quer seja um empreendedor na área dos produtos ou na área de serviços. Descubra os benefícios do marketing de conteúdo e dê os passos necessários para começar.

Desconhece o conceito de marketing de conteúdos? Pois bem, deverá ter a noção de que nos dias de hoje já não é suficiente ficar esperando que os clientes venham ter na sua porta. A internet oferece inúmeras possibilidades para os empreendedores ampliarem a visibilidade no espaço público, sem terem que sair na rua.

Pode começar por passos simples, como criar um cartão de visita online grátis, ou pode criar um canal do YouTube para fazer o showcasing dos seus produtos ou serviços. Seja qual for o nível de investimento em marketing de conteúdo, o retorno será sempre garantido.

Criar consciência de marca

O marketing de conteúdo é tudo o que você pode criar para gerar afluência à página web do seu negócio. O marketing de conteúdos para pequenos negócios permite atrair e fidelizar clientes, em especial quando se consolida a marca junto dos destinatários.

A produção de conteúdos, sejam estes em formato de posts em blogs, vídeos no YouTube ou TikTok ou publicações em redes sociais, geram uma consciência da sua marca de modo muito mais eficaz que as formas tradicionais de marketing.

Ao publicar qualquer conteúdo no espaço digital, o seu alcance pode ser multiplicado sem grande esforço. Serão os seus seguidores, clientes ou fãs a fazer essa divulgação por si, levando a sua marca a pessoas que de outro modo não teriam conhecimento dela.

Seja percebido como uma referência

O conteúdo de elevada qualidade e que providencie informação útil acerca dos temas que fazem mover a economia são mais confiáveis do ponto de vista dos consumidores. Essa confiança gerada pela produção de conteúdos não somente é altamente conversora, como é compatível com a otimização de pesquisas. Em consequência, os motores de busca irão priorizar nos resultados de busca aqueles conteúdos que foram criados de forma original, criativa e orgânica.

Excelentes taxas de conversão

Sendo certo que todos os negócios procuram grandes rácios de conversão, o marketing de conteúdos é fundamental para esse desiderato. Se possuir um bom website e se adicionar a produção regular de conteúdos em várias frentes, estará fazendo uma promoção do seu negócio que se traduzirá em conversões superiores às que teria se nada fizesse.

Imagine que o seu negócio é a venda de aparelhos de ar condicionado. Se você criar publicações nas redes sociais sobre a temática do conforto térmico das habitações, introduzindo nesse conteúdo hiperligações para a sua loja online, terá aí uma combinação vencedora.

Como começar

Agora que está ciente dos benefícios do marketing de conteúdo, necessita saber como usar essa estratégia de forma producente para a sua empresa. Tenha em mente os seguintes passos, e não salte nenhum deles.

  • Identifique o público alvo: tenha a noção exata do perfil de pessoa a quem pretende chegar. Esse conhecimento irá permitir-lhe criar conteúdos com que as pessoas a se identifiquem;
  • Palavras-chave: a escrita acerca de tópicos relacionados com o seu negócio só é eficaz se alguém encontrar esse conteúdo. As palavras-chave são de elevada importância para a visibilidade dos seus conteúdos, pois podem ser captadas pelos motores de busca e fazer disparar o seu conteúdo nos resultados de pesquisas. Use ferramentas de palavras-chave, tendo o cuidado de usar termos pouco utilizados mas que sejam relevantes para o seu nicho de mercado;
  • Criação dos conteúdos: a criação de conteúdos deve obedecer a critérios de qualidade para cativar a atenção dos seus destinatários e, idealmente, converter essa atenção em compras. Se sente insegurança na criação desses conteúdos, pode sempre contratar um freelancer credenciado para o fazer por si;
  • Não descure o planejamento: crie um cronograma de execução para a implementação da sua estratégia de marketing de conteúdo. A regularidade é essencial, pois mostra aos motores de busca que está ativo, resultando isso num maior relevo do seu conteúdo nas pesquisas;
  • Promova o conteúdo: após ter conseguido gerar um tráfico orgânico, a promoção permite chegar a um maior número de usuários da internet. As plataformas de redes sociais são excelentes para ampliar esse alcance, tal como o correio eletrónico. Pode ainda usar influenciadores para essa promoção;
  • Analise as métricas: a análise dos indicadores de performance é fundamental, em particular as visualizações, a taxa de rejeição, a taxa de saída e o tempo médio gasto na página.

Conclusões

O marketing de conteúdo para pequenos negócios não tem que ser necessariamente difícil. Este pequeno guia pode ser um ponto de partida indispensável para se aventurar nessa forma de alcançar os objetivos a que se propõe no seu negócio. Com o passar do tempo, sentir-se-á mais confiante e o marketing de conteúdo será uma vertente indispensável do seu empreendimento.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook