Fato ou boato: informação falsa deturpa acontecimentos do Teste em Campo para levantar suspeitas sobre o processo eleitoral

Objetivo da simulação é identificar oportunidades de melhorias nos sistemas eleitorais

TSE
Publicada em 23 de julho de 2022 às 13:10
Fato ou boato: informação falsa deturpa acontecimentos do Teste em Campo para levantar suspeitas sobre o processo eleitoral

Nesta semana, um conteúdo enganoso publicado por um site de notícias confundiu eleitores ao levantar suspeitas sobre a função de uma das simulações realizadas pela Justiça Eleitoral para promover aprimoramentos no voto eletrônico.

Fato ou boato?

A Justiça Eleitoral esclarece que o Teste em Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna de 2022 tem o objetivo de identificar pontos de melhorias nos sistemas que ainda estão em desenvolvimento.

A atividade envolve cerca de 100 servidores e colaboradores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país. No período, os softwares passam por exaustivas verificações tanto por usuários dos sistemas quanto por provedores de solução em diversos cenários de uso.

Desta maneira, a Justiça Eleitoral consegue aproveitar de forma mais eficiente as oportunidades de melhoria nos sistemas em desenvolvimento, seja para garantir mais segurança quanto para otimizar o trabalho das pessoas que participam do processo eleitoral.

De acordo com técnicos que atuaram no Teste em Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna de 2022, os resultados foram concluídos com sucesso, uma vez que diversos pontos de melhorias foram imediatamente identificados e implementados.

Ressalta-se que ao longo de seu desenvolvimento todo sistema passa por inúmeros testes e suas versões vão sendo atualizadas. O Teste em Campo é uma etapa importante para a integração dos sistemas, uma vez que as equipes trabalham separadas. São testados vários cenários de todos os sistemas envolvidos na eleição e os erros identificados são corrigidos antes da lacração dos sistemas. Toda melhoria é implementada antes da versão final que será usada nas eleições.

Ao longo do ciclo eleitoral são realizadas vários testes e ações para aperfeiçoar os sistemas usados nos pleitos, como o Teste Público de Segurança, por exemplo.

Importante lembrar que os sistemas que serão usados nas Eleições 2022 ainda estão em desenvolvimento. Assim, qualquer melhoria, aperfeiçoamento ou alteração pode ser feita e acompanhada pelas entidades fiscalizadoras elencadas na Resolução 23.673/2021 até a cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas, realizada 20 dias antes do primeiro turno e em que participam partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público, conforme previsto no art. 66 da Lei nº 9.504/1997.

Com todas as melhorias já implementadas, os sistemas passarão por nova bateria de checagem por representantes e usuários de todos os 27 TREs.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook