Covid-19: Brasil atinge platô nas mortes, diz Ministério da Saúde
Mas contágio de covid-19 continua aumentando no país
Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (1º), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo de Medeiros, declarou que o Brasil vive um platô na curva de mortes em função da covid-19, termo utilizado pelas autoridades de saúde quando há uma estabilização da evolução dos índices.
“No Brasil embora os números de óbitos sejam elevados, desde a semana epidemiológica 22 que o número de mortes tem se mantido relativamente constante. Aumenta um pouco, diminui um pouco. Embora o número seja elevado, tem que o número de óbitos tem se mantido em um platô”, destacou Medeiros.
Quando consideradas as semanas epidemiológicas, desde a 22ª, a média semanal vem oscilando. Na 22ª foi de 6.821, na 23ª de 7.096, na 24ª de 6.790, na 25ª de 7.256 e na última, 26ª, baixou para 7.094.
Situação epidemiológica mundial - Ministério da Saúde
Curva de contágio de covid-19
Já a curva do número de casos segue subindo. Na 22ª semana epidemiológica, o Brasil atingiu o topo do ranking em média semanal de casos (151.042), ultrapassando os Estados Unidos. A média semanal de pessoas infectadas no Brasil aumentou para 174.406 na 23ª semana, para 177.668 na 24ª para 217.065 na 25ª e para 246.088 nesta última, a 26ª.
Os Estados Unidos, que iniciaram uma curva descendente em relação aos números de casos, voltaram a vivenciar um crescimento a partir da 24ª semana e nesta última ultrapassou levemente o Brasil na média semanal, com 248.876.
Comparação internacional
Conforme o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, na comparação absoluta, o Brasil é o 2º em número de mortes e de casos, atrás apenas dos Estados Unidos (com 2,6 milhões de pessoas infectadas e 127,4 mil mortes). Quando considerada a comparação proporcional à população, o Brasil cai a 12ª posição no número de óbitos para 11º no número de pessoas contaminados
Situação Epidemiológica da covid-19 no Mundo - Ministério da Saúde
Veja entrevista na íntegra
Prefeitura reforça fiscalização para garantir funcionamento apenas dos serviços essenciais
Fiscais do Município terão apoio da Polícia Militar para interditar todos os comércios que descumprirem o decreto
Ministro aplica rito abreviado a ação que questiona foro para investigação contra Flávio Bolsonaro
Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) é investigado pela suposta prática de rachadinha
OAB Rondônia alerta advocacia para manutenção das formalidades em Sessões Virtuais
A observação abrange diversos aspectos do cerimonial que estão sendo infringidos, como: a não utilização de trajes adequados, participação nas sessões em locais impróprios e portando-se de maneira inadequada nas sessões virtuais realizadas pelos Tribunais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook