Decoração estilo boho: crie a sua
O boho é um estilo que vem conquistando cada vez mais fãs em função de seu caráter ousado e inovador. Confira dicas para trazê-lo para o seu lar!
Viver em uma casa ou apartamento onde nos sentimos confortáveis é essencial para o considerarmos o nosso lar. Além do conforto dos móveis e o espaço de cada cômodo, a decoração é um fator importante nesse processo.
É a partir dela que se dá a impressão de que um cômodo é maior do que de fato é, que se colocam as cores e objetos que mais combinam com cada espaço, que se organiza a iluminação adequada para cada contexto, entre outros exemplos.
Quem gosta de garantir beleza e estilo para o lugar onde mora, precisa estar antenado às últimas tendências do mundo da decoração. Uma delas é o estilo boho, que vem conquistando cada vez mais fãs. Veja se ela combina com você e como é possível criá-la.
Origem
Boho é uma simplificação da expressão bohemian chic (ou “chique boêmio'', em português). Sendo um marco da decoração contemporânea, ela é conhecida por trazer uma mistura de diferentes estilos, desde orientais até hippies. Assim, o boho é para quem não tem medo de ousar. Esse estilo pode aparecer em diferentes cômodos: cozinha, sala de estar, quarto e até no espaço dedicado ao home office.
A ideia do boho também é misturar peças que, a princípio, estavam sem uso em uma casa — desde artigos de segunda mão, peças de brechó e itens mais antigos: almofadas rústicas, vasos antigos de barro, tecidos indianos, entre outros. O desafio é combiná-los de forma criativa, criando um ambiente inovador e harmônico, que faz não só os moradores, mas também os visitantes, se sentirem em casa.
Móveis característicos
Além da inovação, a prioridade do estilo boho é o conforto. Por isso, o sofá com formas arredondadas, com destaque especial para tecidos coloridos, estampados e armações de madeira.
Os puffs também são bastante populares nesse estilo decorativo, já que podem ser facilmente combinados com outros móveis, além de oferecerem bastante conforto. Para conferir um charme aos ambientes, cadeiras de balanço, aparadores e cadeiras com um ar mais antigo também caem super bem. As mesas de centro são bastante valorizadas, pois o boho adora inserir plantas em diferentes espaços de uma casa e o móvel é perfeito para isso.
Cores
Para quem gosta de ambientes mais discretos, o boho também aposta em paletas de cores mais neutras, investindo especialmente em móveis de madeira, com um ar mais rústico.
O verde oliva, cáqui, marrom e bege são as cores que mais se destacam nesse estilo. Para quebrar o ar mais sério, vale apostar em amarelo mostarda, vermelho e tons brilhantes como o dourado e o prata. Se ficar na dúvida na hora de misturar cores, uma boa dica é escolher as contrastantes: azul e laranja, vermelho e verde, roxo e amarelo.
Na hora de decidir as cores, é recomendado pensar no uso de cada cômodo. Enquanto o quarto precisa ser um ambiente mais tranquilo (para favorecer a chegada do sono à noite, por exemplo), a sala é um espaço de mais agitação, acolhimento de visitantes e atividades compartilhadas (ver um filme, jogar jogos, jantar, conversar com os amigos, entre outros).
Tecidos e materiais
Também é possível combinar diferentes tecidos — como toalhas de tricô e sofás em um estilo mais tradicional. Outro exemplo é inserir alguns itens pontuais com algumas cores (como almofadas e tapetes) e móveis mais discretos e monocromáticos. A ideia de misturar diferentes texturas também vem com o objetivo de oferecer conforto.
No que se refere à escolha dos materiais, a dica é misturar. No estilo boho, você tem total liberdade para ousar: couro com lã, palha com vime, entre tantas outras combinações. Na prática, o céu é o limite!
Ácido mandélico: ativo que clareia, hidrata e cuida da pele
Frequentemente recomendada para peles intolerantes ao ácido glicólico, a substância tem feito sucesso em novas formulações
Audiências públicas para o plano de mobilidade urbana seguem até dia 23
População pode responder questionário sobre o transporte coletivo
Representantes do sistema de Justiça assinam Termos de Ajustamento de Gestão
Documentos assinados pelo TJRO, Governo do Estado, Defensoria, MP, MPC e TCE ampliam a justiça gratuita ao cidadão e asseguram mecanismos de controle
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook