Deputados se comprometem em resolver a situação da Gestão Democrática ainda neste ano

Durante a reunião, a presidente do Sintero, Lionilda Simão, ressaltou que a Gestão Democrática faz parte de uma grande conquista dos trabalhadores em educação e da comunidade escolar, garantida através da luta da categoria por longos anos

SINTERO
Publicada em 03 de dezembro de 2019 às 13:26
Deputados se comprometem em resolver a situação da Gestão Democrática ainda neste ano

A Direção do Sintero e servidores representantes da base, participaram nesta segunda-feira (02/12), de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) e com o presidente da Comissão de Educação e Cultura da ALE/RO, Lazinho da Fetagro (PT), para pedir a revogação do Projeto de Lei n°338/2019, que extingue a Gestão Democrática nas escolas do Estado. Caso contrário, a Direção argumentou que a categoria propõe que o ano letivo de 2020 não inicie.

No dia 12/11, os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei nº 338/2019, de autoria do deputado Laerte Gomes (PSB), que revoga a Lei 3.018/2019 e todas as suas alterações. Consequentemente, os deputados extinguiram o processo de Consulta à Comunidade Escolar para a Escolha de Diretores e Vice-Diretores.

Durante a reunião, a presidente do Sintero, Lionilda Simão, ressaltou que a Gestão Democrática faz parte de uma grande conquista dos trabalhadores em educação e da comunidade escolar, garantida através da luta da categoria por longos anos. Além disso, destacou que o Projeto de Lei nº 338/2019 representa o retrocesso, já que o modelo de indicação seria adotado pelo Governo e as escolas virariam verdadeiros currais eleitorais. A presidente também falou de todas as tratativas feitas com o Governo, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ao longo do ano, em que ficou acordado que o processo aconteceria após o ENEM. Mas, que a categoria foi surpreendida com o referido Projeto.

Em resposta, o deputado Laerte Gomes (PSDB) disse que é a favor da Gestão Democrática mas, considera que é necessário novos critérios para a realização da Consulta Popular, tais como: os servidores interessados em ocupar o cargo de gestor devem apresentar resultados satisfatórios nas avaliações e possuir o curso de Gestão Escolar.

A Direção do Sintero salientou que sempre manteve o diálogo aberto e concordou que a Lei de Gestão Democrática deveria passar por adequações. Entretanto, a revogação da Lei nº 3.018 não justifica o fato.

Ao ouvir os argumentos do Sintero, o deputado Laerte Gomes (PSDB) e o deputado Lazinho da Fetagro (PT) comprometeram-se em resolver a situação. Caso necessário, o presidente da ALE/RO irá propor ao Governador o veto, para que o Projeto não seja sancionado. Nesta terça-feira (03/12), o presidente da Comissão de Educação da ALE/RO realizará uma audiência com o Secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda Abreu, para tratar sobre o tema. Destaca-se que foi instituída uma Comissão pela Seduc, responsável por apontar os novos critérios da Consulta Popular. Na reunião, o Sintero argumentou que é necessária participação de representantes do sindicato nesta Comissão e esse ponto foi prontamente acordado pelos deputados.

A Direção do Sintero ressaltou ainda que o encaminhamento apontado pela categoria é de que caso não seja resolvida a situação, o ano de 2020 já começará com paralisações nas escolas de todo o Estado. Para a Direção do Sintero, o edital do processo deve ser publicado ainda no mês de dezembro, para que em fevereiro todo o trâmite da escolha de gestores seja finalizado.

“Ouvimos nossa categoria através das assembleias realizadas em todas as Regionais. Para eles, o encaminhamento é claro, caso a reivindicação não seja atendida começaremos o ano de 2020 com greve”, disse a presidente do Sintero.

Comentários

  • 1
    image
    Altemir Roque 04/12/2019

    A aprovação do PL 338/2018 representa que a ALE caminha na contramão do processo civilizatório. A gestão democrática é uma conquista da sociedade e precisa ser aprimorada, não sufocada. A justificativa para o PL 338 foi medíocre, assim como foi a justificativa da seduc para não realizar o processo em março. Na verdade, em outras palavras, os deputados foram irresponsáveis, incompetentes e retrógrados na decisão. Espero que tenham um. lampejo de lucidez e seja revogado esse retrocesso. Que os deputados pesquisem sobre a gestão na Noruega, na Finlândia, na Islândia, na Suécia, Alemanha, para não cometer tamanha insensatez em tempos de crescimento civilizatório.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook