Detran Rondônia informa que Placa de Identificação Veicular passou a valer no Estado

O novo sistema entrou em vigor nesta segunda-feira (2) a partir das 10h em todas as unidades da autarquia no Estado

Eleni Caetano - Fotos: Ivi Fideles | Secom
Publicada em 02 de dezembro de 2019 às 16:03
Detran Rondônia informa que Placa de Identificação Veicular passou a valer no Estado

Conforme determinação da Resolução nº 780 de 2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia implantou a Placa de Identificação Veicular (PIV) – novo sistema padrão Mercosul. O novo sistema entrou em vigor nesta segunda-feira (2) a partir das 10h em todas as unidades da autarquia no Estado. O primeiro veículo que foi emplacado em Rondônia com a nova Placa de Identificação Veicular foi um Cívic na cidade de Porto Velho.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, e a diretora Técnica de Veículos, Maria Aparecida Izidro dos Santos acompanharam o emplacamento do primeiro veículo com o novo sistema e tudo funcionou perfeitamente dentro da normalidade, “em seguida o sistema foi liberado para todas as unidades do Detran no estado”, disse o diretor geral.

O coronel Neil Gonzaga explicou que a conversão para o novo modelo de placa segue um ritmo normal, sendo o primeiro emplacamento, quando a pessoa compra um carro novo, o veículo já sai da concessionária com o novo modelo de placa; os automóveis que precisam trocar as chapas em decorrência da mudança de categoria (exemplo – veículo de passeio que passará a ser utilizado como táxi), transferência de município ou estado e nos casos de furto, extravio, roubo ou dano da placa ou quando a pessoa quiser aderir ao novo modelo por livre e espontânea vontade.

Conforme a Resolução, a fabricação da nova placa passa a ser controlada por um sistema informatizado nacional, criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). As novas placas vêm com um QR Code que possibilitará o rastreamento do veículo e os agentes de trânsito, por meio de um aplicativo de fiscalização, terão acesso às informações.

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Henry 03/12/2019

    Seria uma boa oportunidade para baixar o preço da placa, pois para trocar somente a tarjeta (quando ocorre mudança de município) cobram por um filetinho de metal R$ 130,00, sendo que paga-se R$ 260,00 por duas tarjetas, fora a cobrança do lacre, o que é um absurdo.

  • 2
    image
    Jacir 02/12/2019

    ISTO É ALGUMAS DAS HERANÇAS MALDITAS DOS PETRALHAS, QUE DIFERENÇA VAI FAZER ESTA MERDA DE PLACA NO MEU CARRO SOMENTE NO MEU BOLSO, ISTO É ABUSO DO ABSURDO, SOMENTE OS FABRICANTES DE PLACAS É QUE ESTÃO RINDO DA MINHA CARA, VERGONHA

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook