É preciso visto para ir a Portugal? Entenda tudo!

Para viajar, não é necessário visto. Contudo, se você tem a pretensão de morar por lá, é fundamental que você tenha conhecimento dos tipos de vistos que possibilitam isso

Da redação/Foto: Divulgação
Publicada em 18 de novembro de 2022 às 09:19
É preciso visto para ir a Portugal? Entenda tudo!

Você quer saber se é preciso visto para ir a Portugal? Então chegou ao local certo!

De fato, com os acontecimentos dos últimos anos no Brasil, mudar de país em busca de uma vida melhor tem sido o objetivo de muitos brasileiros.

O destino da vez? Portugal. O país europeu está no ranking dos países que os brasileiros estão imigrando ou estão pensando em imigrar.

Portugal é um país que vem se recuperando da crise, oferece um custo de vida baixo, oferece também segurança, saúde, educação, entre outras coisas que colaboram com a qualidade de vida.

Mas na hora de deixar o país para tentar a vida no exterior, é muito importante irmos legalmente, morar ilegal em qualquer país não é uma boa escolha!

Diante disso, a pergunta que fica é: é preciso visto para ir a Portugal?

No caso de Portugal, há várias formas de morar no país de forma legal, através de algum tipo de visto.

Se você deseja saber se é preciso visto para ir a Portugal, continue lendo esse artigo.

É preciso visto para ir a Portugal?

Para viajar, não é necessário visto. Contudo, se você tem a pretensão de morar por lá, é fundamental que você tenha conhecimento dos tipos de vistos que possibilitam isso.

Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre cada um, mas é importante que você conheça também o visto d6 portugal. Esse é um visto que possibilita que outra pessoa, dependente de você, possa morar por lá também.

Contudo, você precisa ter algum dos vistos abaixo:

Visto de estudante

Uma das opções mais procuradas pelos brasileiros é o visto de estudante. Em suma, se trata de um visto, como o próprio nome indica, para estudar.

Contudo, é preciso ficar claro que existem 2 modalidades desse visto: um para estudantes que vão passar menos de um ano por lá, ou seja, majoritariamente um intercâmbio. Ou ainda, o visto que possibilita ficar mais de um ano.

Para a segunda opção, apenas estudantes de cursos que conferem grau, por isso precisa ser graduação, mestrado e doutorado.

A opção do visto de menos de um ano não possibilita que os estudantes trabalhem. Já os que estudam uma graduação ou mestrado, podem trabalhar em meio período. Os alunos de doutorado possuem uma regra própria.

Em todos os casos, é fundamental consultar o SEF para entender melhor como você pode se manter por lá.

O visto de estudante é emitido no Brasil, antes de o estudante ir para lá. Aqui, é emitido um visto provisório, do qual o estudante precisa renovar quando chegar lá.

Depois de ter o cartão de residência em mãos, o estudante precisa renovar esse documento a cada ano para estar em conformidade.

Visto de trabalho

Em suma, é preciso visto para ir a Portugal? Para trabalhar legalmente sim!

Para que você possa retirar esse visto, é fundamental que haja um acordo escrito com a empresa. Essa, deve ter sede em Portugal para que o processo possa ser iniciado.

Além disso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse visto é feito no Brasil e, não em Portugal. Portanto, será necessário já ter um acordo com a empresa em questão para que você possa ser contratado pela mesma.

Visto Gold

Como o próprio nome indica, o visto Gold é mais difícil de conseguir. Isso porque, é necessário investir uma grande quantia de capital no país.

É possível comprar um imóvel de 500 mil euros ou abrir uma empresa com pelo menos 10 funcionários para conseguir esse tipo de visto.

Contudo, há certas vantagens. Uma delas, é que todo o processo burocrático é mais rápido e simples em comparação com os demais tipos de visto.

Visto de empreendedor

Sem dúvida alguma, esse é um visto que muitas pessoas desejam saber mais para poder imigrar para Portugal de forma legal.

Aqui é necessário apresentar um plano de negócios, mas não é necessário investir o capital, como no caso do visto gold.

Visto de rendas próprias

Esse é o chamado visto D7. Ele é especialmente destinado para as pessoas que possuem garantia de renda fixa todos os meses, como no caso dos aposentados ou quem possui vários locais alugados.

Obviamente, será necessário comprovar essa renda para conseguir o visto, mas o processo é muito fácil e prático.

Pronto! Agora você já sabe se é preciso visto para ir a Portugal. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook