Ecoturismo: entenda a importância do turismo consciente

Cada vez mais popular, o ecoturismo une a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico. Saiba mais sobre o seu funcionamento

Da redação/Foto: Divulgação
Publicada em 05 de outubro de 2022 às 18:36
Ecoturismo: entenda a importância do turismo consciente

O movimento do ecoturismo tem se popularizado cada vez mais em várias regiões do mundo. Grande parte disso se deve à valorização que o meio ambiente tem ganhado nas últimas décadas.

De fato, é cada vez maior o número de pessoas que busca destinos ecológicos para suas viagens. Assim, os turistas conseguem mais contato com o meio ambiente de forma que não seja danosa para a fauna e a flora do local.

Por isso, é fundamental que mais turistas saibam a importância do ecoturismo e os seus benefícios. Além disso, quem já conhece essa modalidade de turismo pode se beneficiar conhecendo os principais destinos ecológicos do país.

Por esses motivos, criamos um artigo que vai te explicar todos os pontos mais importantes do ecoturismo.

O que é ecoturismo?

Ecoturismo é uma atividade turística feita de forma amigável ao meio ambiente, de modo que busque o desenvolvimento sustentável, aliando preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Também é chamado de turismo ambiental, turismo sustentável e turismo verde.

Ou seja, essa vertente turística volta-se para a apreciação de elementos da natureza de maneira correta, consciente e de acordo com os princípios ecológicos.

Via de regra, o público-alvo para esse tipo de atividade busca contato com a natureza e o desprendimento temporário do estilo de vida agitado das grandes cidades, buscando repouso, contato com ar limpo, diversão, aventura e mais.

Existem várias localidades relacionadas ao ecoturismo, como visitas a parques, florestas, sítios, cachoeiras e outros locais naturais. Além disso, diversas atividades podem ser feitas nessas viagens: trilhas, tirolesas, cavalgadas, observação de fauna e flora, entre outras que também crescem em popularidade.

Esse tipo de turismo tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos, sendo o segmento turístico que mais cresce em todo mundo. No Brasil, o crescimento tem sido significativo por causa da diversidade ambiental brasileira em relação aos outros países.

Quais os benefícios do ecoturismo?

O ecoturismo permite que haja desenvolvimento econômico com baixo impacto ambiental, uma vez que não pode ocorrer alterações no ambiente durante a passagem de pessoas e veículos nas localidades com turismo sustentável.

Além disso, parte do lucro proveniente dessas atividades retorna para projetos de preservação ambiental, gerando, assim, um ciclo virtuoso.

Outro ponto positivo em atividades desenvolvidas com esse intuito é a possibilidade de fazer ações de educação ambiental durante as viagens, uma vez que o contato com o meio ambiente por parte dos turistas desperta nessas pessoas o interesse em preservar a natureza.

Assim, pode-se fazer uma série de palestras, cursos e outros eventos educacionais de campo, além de visitas acompanhadas por guias ambientais, entre outras medidas.

Quais as consequências do turismo indevido em áreas ambientais?

De fato, o turismo indevido em áreas ambientais pode causar muitos prejuízos para a fauna e a flora do local por causa da ação humana. Dessa forma, se não houver iniciativas para preservar essas localidades, ela pode ser poluída.

Por exemplo: rios podem acabar se tornando poluídos por causa da ação humana, inviabilizando que as pessoas entrem nesse corpo aquático e que aquela localidade sirva como ponto turístico.

Da mesma forma, áreas com diversidade de fauna podem perder a variedade de espécies caso turistas fiquem com animais para si. Esses são apenas alguns exemplos de como áreas ambientais podem se prejudicar caso não haja o controle adequado.

Quais os principais locais para o ecoturismo no Brasil?

Entre os principais locais para ecoturismo no Brasil, destacam-se os seguintes:

Chapada Diamantina (BA)

Consiste em um grupamento de grutas e lagos localizado a 400 km de Salvador. A topografia do local deu origem a lindos vales, cânions, cachoeiras e outras formações naturais.

Bonito (MS)

Esse local é um paraíso natural do estado, sendo um dos mais bem conservados de todo o Brasil. Existem diversos rios, lagos, piscinas naturais e outras paisagens incríveis.

Chapada dos Guimarães (MT)

É um conjunto com sítios arqueológicos e paleontológicos, além de possuir reservas naturais, cachoeiras, cavernas e nascentes.

Amazônia (Região Norte)

É considerada uma das 7 maravilhas da natureza, apresentando um dos ecossistemas mais diversos da Terra. Possui 20% de todos os recursos de água doce no planeta e apresenta diversas paisagens naturais, como ilhas, cachoeiras, campos, matas e outros.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook