Em ação de aproximação com a sociedade, Ministério Público lança projeto MP em Debate Acadêmico
O projeto MP em Debate Acadêmico tem como objetivo realizar ciclos de palestras a respeito de temas relacionados às áreas de atuação do Ministério Público
Em mais uma ação de aproximação com a sociedade, o Ministério Público de Rondônia lançou na última quarta-feira (31/8) o projeto MP em Debate Acadêmico, uma iniciativa voltada para estudantes do curso de Direito que busca, por meio de ciclos de palestras, ampliar a visão sobre a atuação da instituição, a difusão de seu papel na promoção de cidadania e indução de políticas públicas.
Idealizado pelo Centro de Apoio Operacional Unificado (CAOP-UNI), coordenado pelo Promotor de Justiça Héverton Alves de Aguiar, o projeto teve a primeira edição realizada na Faculdade FIMCA em Porto Velho.
Na ocasião, o Procurador de Justiça Airton Pedro Marin Filho falou sobre a ‘Evolução Histórica e Social do Ministério Público Brasileiro’, destacando o papel assumido pela Instituição na defesa dos direitos da sociedade, a partir da Constituição Federal de 1988, abordando, ainda, as referências jurídicas sobre Promotores de Justiça em todas as constituições, ao longo dos anos. Na oportunidade, o palestrante também mencionou aspectos históricos do MP rondoniense, que completa 40 anos de criação em 2022.
O projeto MP em Debate Acadêmico tem como objetivo realizar ciclos de palestras a respeito de temas relacionados às áreas de atuação do Ministério Público, por Membros da Instituição. As abordagens serão voltadas a fomentar o debate sobre temas atuais e relevantes.
Conforme cronograma estabelecido pela coordenação da iniciativa, o projeto deverá ser realizado em todo o estado, com a próxima atividade prevista para o dia 30 de setembro, na Faculdade FIMCA em Vilhena. A palestra terá como tema "Do antropocentrismo ao ecocentrismo. As respostas do direito aos dilemas ambientais atuais” e será ministrada pelo Coordenador do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi.
Representantes do Nupemec e Cejusc participam do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação
Para o coordenador do Cejusc, a troca de experiências vivenciadas no Fonamec auxilia os juízes e servidores nas suas mediações e conciliações
CNJ apresenta relatório da inspeção no Tribunal de Justiça de Rondônia
O relatório traz uma análise do funcionamento e produtividade de unidades do Poder Judiciário (PJRO) e da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ)
TJRO autoriza instalação da 2ª Vara de Delitos de Tóxicos na Capital
Mudança foi possível a partir da extinção da 2ª Vara de Execuções Fiscais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook