Endometriose: entenda a doença revelada pela cantora Anitta

Ginecologista do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro destaca principais sintomas e formas de tratamento da doença

Assessoria/Imagem: Reprodução/Instagram
Publicada em 18 de maio de 2023 às 17:34
Endometriose: entenda a doença revelada pela cantora Anitta

A cantora Anitta divulgou em suas redes sociais que sofre de endometriose e passou recentemente por uma cirurgia para tratar a doença, que pode impactar severamente a qualidade de vida e acomete 8 milhões de mulheres no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. A organização estima ainda que 1 a cada 10 pessoas sofre com os sintomas da doença, sem um diagnóstico.

A ginecologista Aline Vales Whately, coordenadora da Ginecologia do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, gerenciado pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, alerta para os principais sinais que indicam o aparecimento da endometriose.

“Dor durante a relação sexual, desconforto e/ou sangramentos intestinais e urinários durante a menstruação, cólicas menstruais constantes e progressivas, além da dificuldade de engravidar, são indícios que devem ser investigados por um médico”, reforça Dra. Aline.

A endometriose ocorre quando células do endométrio, que recobrem o útero internamente, se infiltram pela parede uterina ou saem do útero e se implantam em outros órgãos.

De maneira geral, pode-se dizer que a doença se manifesta de três maneiras diferentes: superficial, ovariana ou profunda. “Esta classificação diz respeito à complexidade de acometimento de tecidos e sintomas associados à doença, sendo a última a mais grave”, explica.

Segundo a médica, a endometriose superficial acontece quando as lesões são iniciais e se restringem ao útero e seus ligamentos. Nesta fase, as lesões são pouco sintomáticas e, geralmente, são controladas com tratamento conservador, isto é, por meio do bloqueio hormonal.

A ovariana aparece como cistos na região dos ovários, que podem ser uni ou bilaterais e variar de tamanho e grau de sintomatologia. O tratamento pode ser conservador ou até cirúrgico, dependendo da apresentação da lesão.

A endometriose profunda, por sua vez, é diagnosticada quando as lesões são mais complexas e acometem múltiplos tecidos e órgãos, por contiguidade ou à distância, podendo afetar, conjuntamente, bexiga, vagina, apêndice, intestino e, até mesmo, os pulmões.

“Mulheres que desenvolvem a endometriose profunda sofrem com sintomas mais intensos, sinais que devem ser investigados o quanto antes para evitar que as lesões progridam, causando mais danos e dificultando o tratamento”, reitera Dra. Aline.

Este também é o tipo que mais impacta a fertilidade feminina. Conforme a especialista do Hospital Mariska, quanto mais a endometriose se disseminar no interior do abdome, maior o risco de promover alterações anatômicas e obstrução das trompas, impedindo ou reduzindo as chances de gravidez.

Diagnóstico e tratamento

De acordo com a profissional, o primeiro passo para um diagnóstico precoce é realizar os exames ginecológicos periodicamente, onde poderão ser observados nódulos ou espessamentos, por exemplo. Além disso, pode ser solicitado ultrassom pélvico, ressonância magnética pélvica e videolaparoscopia com biópsia para confirmar o quadro.

Já o tratamento pode variar de acordo com o perfil da paciente e grau de acometimento da doença, podendo incluir medicamentos, hormônios e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos.

Sobre o CEJAM   

O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Peruíbe e Itapevi.

Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook