Prefeitura realiza Caminhada Faça Bonito

Evento reuniu classe política e poderes judiciário e legislativo

Gabriela Suematsu/Fotos: Maria Elis/ Junior Caju / Talita Luana
Publicada em 18 de maio de 2023 às 17:25
Prefeitura realiza Caminhada Faça Bonito

Mais de 500 pessoas participaram da Caminhada Faça Bonito, nesta quinta-feira (18), data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento é realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), e faz parte da Campanha Maio Laranja.

O Prefeito Isaú Fonseca (União Brasil) reforçou a importância de todos defenderem e proteger crianças e adolescentes, e denunciar qualquer situação de abuso ou exploração. Ele salientou também a importância dos representantes dos poderes judiciário, legislativo e executivo estarem unidos pela causa.

A secretária da Semasf, Mirian Madalon, agradeceu aos envolvidos, que neste mês realizou várias palestras de conscientização e combate a qualquer violação de direitos das crianças e adolescentes. Ela frisou que até o fim de maio as unidades dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) mantêm as ações com as famílias assistidas.

Para o juiz da 2ª Vara Criminal de Ji-Paraná, Edewaldo Fantini Júnior, a responsabilidade é de todos da sociedade, da família e das instituições. Segundo o magistrado, quando ocorre um problema, ele não prejudica só a vítima, e, sim, toda a família. Ele reforçou a importância das pessoas denunciarem e fazerem sua parte para combater esses crimes.

Segundo a coordenadora do Creas no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), Glécia Ranny Alves, a campanha Maio Laranja já promoveu palestras e debates para mais de 4 mil pessoas e a meta é atingir, aproximadamente, 10 mil pessoas com as ações. Ela informou que as atividades da campanha se sobressaem mais no mês de maio, mas que durante o ano as ações são debatidas em escolas e unidades assistenciais.

Representantes dos Ministério Público de Rondônia (MPRO), Tribunal de Justiça (TJ), Defensoria Pública, polícias Militares, Rodoviária Federal e Civil, Delegacia Especializado no Atendimento a Mulher, Patrulha Maria da Penha, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiro, Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), Corregedoria Regional de Ensino (CRE), Câmara Municipal de Ji-Paraná e o deputado Estadual Afonso Cândido (PL) acompanharam a passeata.

As escolas municipais Nelson Dias, Felipe Anselmo e Olívia Heiderich de Brito, e as estaduais Edilce de Freitas, Professor José Francisco dos Santos, Rio Urupá, Silvio Micheluzzi e 31 de Março participaram com os estudantes no trajeto do MPRO até a Semasf, no centro de Ji-Paraná.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook