Governo de Rondônia por meio da Polícia Militar promove mais de 250 policiais militares no dia de Caxias

No evento aconteceram promoções de oficiais e praças e concessão de Medalhas a policiais militares e a pessoas da comunidade que muito contribuíram para o fortalecimento das ações da Polícia Militar

Polícia Militar de Rondônia
Publicada em 26 de agosto de 2021 às 08:49
Governo de Rondônia por meio da Polícia Militar promove mais de 250 policiais militares no dia de Caxias

Ontem dia 25 de agosto de 2021, a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) realizou formatura geral em frente ao Quartel do Comando Geral, em Porto Velho, às 17h30, para reverenciar o Dia do Soldado, em homenagem ao Marechal Duque de Caxias.

No evento aconteceram promoções de oficiais e praças e concessão de Medalhas a policiais militares e a pessoas da comunidade que muito contribuíram para o fortalecimento das ações da Polícia Militar. 

Leia matéria completa nesta quinta-feira.

Na Ordem do Dia o Comandante-geral da Polícia Militar coronel Alexandre Luis de Freitas Almeida, destaca a atenção do governo do Estado, através da Sesdec, na realização de Cursos de Aperfeiçoamentos, entrega de equipamentos e outros benefícios a Corporação. Ele falou, ainda da instalação de novos Colégios Tiradentes da Polícia Militar, onde seis novas unidades passaram a integrar o rol de 13 unidades, que levam ao jovem rondoniense uma formação diferenciada, lastreada na hierarquia, disciplina e o saber. “Um sonho governador Coronel PM Marcos Rocha, que se concretizou”.

ORDEM DO DIA - 25 de Agosto de 2021

Estimados irmãos policiais militares, Hoje, 25 de agosto, mais uma vez celebramos o Dia do Soldado. Trata-se de uma justa homenagem ao nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, militar, patrono nacional e maior expressão do soldado brasileiro. Soldado: palavra ilimitada que na etimologia latina significa “solidarius”, para essencialmente traduzir “aquele que é posto para servir, chamado para servir”.

Ser um soldado militar, é transpassar para um plano maior, uma vocação, um sacerdócio, um hábito profissional ininterrupto de arriscar a sua própria vida, diante do firme propósito de proteger e servir o cidadão de bem, as nossas famílias e a nossa comunidade rondoniense. Quero falar sobre os soldados da valorosa PMRO, destacar os nossos atuais “Duques de Caxias”; evidenciar o empenho de cada um em seus serviços; valorando o trabalho e a dedicação de todos, por meio do reconhecimento deste comando pelos bons serviços prestados.

A Polícia Militar do Estado de Rondônia está presente com seu efetivo nos 52 municípios e mais 35 localidades, constituindo-se em Força Pública de vanguarda, marcante presença no dia-a-dia das nossas cidades, distritos e vilas; Força de alta capacidade operativa; de constante presença; e decisiva aos propósitos da segurança pública. Por meio de cada policial militar e servidor civil, levamos paz e tranquilidade, e com austeridade combatemos a criminalidade por meio de nossas ações preventivas e repressivas.

De algum modo, mirando também para as lições que nos deixou o Duque de Caxias, a Polícia Militar segue em constante aperfeiçoamento e evolução, quer seja no massivo emprego de tecnologia em seus serviços, quer seja no aprimoramento técnico de seus integrantes, por meio de cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização. O crescimento exponencial na confecção dos Termos Circunstanciados de Ocorrência, é exemplo da firmeza da nossa Polícia por meio dos principais desafios encontrados pela Polícia Militar Estadual, que foram as operações de fiscalização ao COVID-19, onde por meio do empenho dos valorosos policiais, sensibilizaram e fiscalizaram aglomerações, autuando parcela da população, que ainda insistiam em descumprir as normas sanitárias. Muito se avançou.

A modernização dos processos e procedimentos é algo que estamos buscando, e nos adequarmos às novas realidades, é capital. Hoje o Inquérito Policial Eletrônico é realidade, onde com a aprovação de novas legislações é possível se utilizar da tecnologia para condução dos procedimentos dentro da corporação. De outro Norte, buscando a preservação da vida, ampliamos de 3 para 14 os municípios onde a polícia militar atua na fiscalização de trânsito, fazendo com que vidas fossem preservadas.

O crescimento também veio por meio da instalação de novos Colégios Tiradentes da Polícia Militar, onde 6 novas unidades passaram a integrar o rol de 13 unidades, que levam ao jovem rondoniense uma formação diferenciada, lastreada na hierarquia, disciplina e o saber. Um sonho do nosso Governador Coronel PM Marcos Rocha, que se concretizou.

É no poder de iniciativa e prontidão que tem sido observado nos policiais militares, que teço elogios, enfatizando a dedicação e a presteza com que cumprem os seus ofícios, ora fazendo apreensões de armas e cumprindo mandados de prisão, ora participando de operações de abordagens, pontos de bloqueio, realizando reintegração de posse, procurando a paz no campo e a paz social. No eixo operacional, a Polícia Militar deu ênfase nas Operações Coordenadas, e foram inúmeras no decorrer do último ano, onde podemos destacar:

Operação Ponto Cego, Presença Marcante, Primavera I e II, PACATAE em conjunto com a SEJUS, Paz no Campo, Paz no Trânsito, Combate à Pandemia - PTRC19, 3ª Onda e ainda a operação de segurança das eleições, onde mais de 3200 Policiais Militares foram empregados no 1º turno com aproximadamente 450 viaturas, e ainda mais de 2000 policiais militares empregados no 2º turno, mantendo ainda a segurança física de mais de 70 magistrados que fiscalizavam as eleições, segurança a mais de 35 zoas eleitorais, mais de 644 locais de votação, e todo esse esforço, permitiu que o Estado conseguisse conduzir a operação sem a necessidade de apoio de órgãos externos e das Forças Armadas.

inda ampliamos no último ano a participação na Operação Hórus, projeto VIGIA do Governo Federal, intensificando a atuação da Polícia Militar do Estado, na área Rural e fiscalização de nossas fronteiras e divisas. A busca pelo conhecimento não acaba, hoje em nossos quadros, a grande maioria de nossa tropa já possui nível superior, passando a ser uma exigência nos próximos concursos da PMRO, que passa a buscar especialização de seus quadros, e por meio de convênios e parcerias já realizou no último ano, o curso de Especialização a título de Pós-Graduação de assunto de interesses da Gestão Pública em parceria com a EMERON e já iniciou as tratativas para a construção de um mestrado profissional.

Conseguimos ao longo desses 45 anos, transpor com disciplina, organização, eficiência e perseverança as barreiras que a todo o momento nos afrontam. Caminhamos por um caminho reto, mesmo que as batalhas sejam árduas. Combatemos o bom combate, ainda que não tenhamos terminado nossas carreiras, mas preservamos a fé em Deus, principalmente em um futuro melhor, promissor e justo para nossa nação, que caminha dia a dia para a preservação da família, da pátria e de Deus. Por tudo isso, neste dia memorável, saúdo a todos os companheiros de farda, soldados de corpo e de alma, ofertando minhas sinceras felicitações pela passagem desta data magna, agradecendo e enaltecendo o trabalho de todos em prol da segurança do povo rondoniense e pedindo proteção divina para iluminar nossos passos na jornada diária de servir e proteger. Finalizo dizendo que não tememos a morte, mas a desonra.

Salve o dia do Soldado! Salve a Polícia Militar de Rondônia! Selva!

 

ALEXANDRE LUÍS DE FREITAS ALMEIDA - CEL QOPM

Comandante-Geral da PMRO

Foto Dcom

Fonte: Dcom

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook