Hemocentro convoca doadores e adota sistema de agendamento para não ocorrer aglomeração
A decisão tomada tem o objetivo de evitar aglomeração e manter o estoque em condições de atender o possível congestionamento na rede de saúde, decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, enquanto a população feminina somente três vezes anualmente
Apesar de baixo o estoque de sangue para atender a demanda na região Central de Rondônia, a direção do Hemocentro de Ji-Paraná adotou a medida de agendamento com a finalidade de atrair novos doadores e buscar os já cadastrados no sistema.
A decisão tomada tem o objetivo de evitar aglomeração e manter o estoque em condições de atender o possível congestionamento na rede de saúde, decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Tanto os doadores cadastrados no Hemocentro quanto os novos doadores devem fazer o agendamento por meio do telefone 3421-1615. Durante a ligação telefônica são passadas várias orientações para o procedimento de doação. Dormir bem, alimentar-se antes de comparecer ao Hemocentro, e, sobretudo, ir desacompanhado no horário estabelecido, é alguns dos critérios.
“A situação é delicada. O estoque está baixo. Tivemos queda na procura do sangue, mesmo assim estamos em estado de alerta por não sabermos como o vírus vai avançar”, explicou a assistente social Cleide Araújo, detalhando que “a queda na procura de sangue reduziu devido ao cancelamento de cirurgias eletivas”.
Hemocentro de Ji-Paraná convoca doadores
O Hemocentro de Ji-Paraná está com as atividades reduzidas. Os atendimentos estão sendo realizados a públicos distintos, como aos hemofílicos, grávidas com fator RH negativo e doadores de sangue. Não há coleta de sangue externa, seja em domicílios e/ou empresas e indústrias ainda em funcionamento durante a quarentena estabelecida em âmbito estadual.
“Estamos cuidadosos. Reduzimos o número de funcionários, suspendemos consultas nos ambulatórios, cadastros de doadores de medula óssea e a entrega de exames por trinta dias”, informou a assistente social, reforçando que “mesmo em época de quarentena o Hemocentro necessita de doadores de sangue sim”.
Prefeitura fiscaliza comércio e permite fornecimento ‘delivery’ de produtos
Fiscalização está sendo feita para evitar aglomeração de pessoas e fazer valer o decreto de calamidade pública
Estados e municípios também podem tomar medidas contra pandemia, diz decisão liminar do STF
Em sua decisão, Marco Aurélio argumenta que a medida provisória não contraria a Constituição
Justiça determina que Sicoob adote medidas imediatas para proteger trabalhadores em todo o Estado
A magistrada menciona que a atividade bancária é considerada serviço essencial e por isso não pode ser interrompida
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook