Instrutores surdos da Semed realizam trabalho itinerante nas escolas da RME

Ao todo, 12 estudantes são acompanhados pela educação inclusiva

Texto: Hiandra Trindade Foto: Acervo SEMED
Publicada em 02 de junho de 2023 às 16:49
Instrutores surdos da Semed realizam trabalho itinerante nas escolas da RME

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza atividades itinerantes, semanalmente, com instrutores surdos nas escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). Ao todo, 12 estudantes são atendidos diretamente pela educação inclusiva.

As atividades são realizadas pelas instrutoras surdas, Zélia Augusta Nicodemos e Viviane Amorim da Silva. Elas atuam com o objetivo de auxiliar as crianças a terem acesso à Língua Brasileira de Sinais e à cultura e identidade surda.

As instrutoras atendem aos estudantes surdos em nove unidades de ensino municipais. A atividade alcança também os alunos em geral, para obter melhores resultados na inclusão em sala de aula e sociedade.

“A Libras é a primeira língua da criança surda e a língua portuguesa é a segunda. Esse trabalho é importante para ajudá-los a se adaptarem na atual realidade e desenvolver melhor a identidade surda”, afirmou a coordenadora de Libras da Semed, Bruna Monteiro.

Além do serviço realizado nas escolas, a Semed tem disponibilizado curso de libras intermediário para profissionais da RME e população em geral, e também curso para os servidores da área da Saúde.

“É a maneira que encontramos para intensificar a inclusão social em Ji-Paraná. Buscamos a garantia de direitos dos surdos e, por isso, o nosso trabalho é facilitar essa acessibilidade em todas as áreas possíveis”, afirmou Ana Maria Vizeli, secretária da Semed.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook