Justificativas de ausência de voto poderão ser feitas pelo aplicativo e-Título
O novo item ainda será acoplado ao aplicativo pelo Tribunal Superior Eleitoral
O eleitor que não comparecer a sua zona eleitoral no dia da eleição será obrigado a justificar a ausência, sob pena de ter suspensos diversos de seus direitos civis caso não regularize sua situação na Justiça Eleitoral.
Uma das justificativas aceitas para não ter ido votar é se o eleitor comprovar que estava fora dos limites geográficos de seu domicílio eleitoral, no dia de votação. Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu facilitar esse tipo de comprovação.
No aplicativo e-Título foi adicionado uma funcionalidade que permite justificar a ausência por meio do sistema de georrefenciamento disponível nos aparelhos celulares. A função é capaz de identificar se o eleitor está de fato fora de seu domicílio eleitoral.
Portanto, para ter acesso à ferramenta, quem já tem o programa instalado no celular deve ficar atento para atualizá-lo para a versão mais recente após a disponibilização do serviço.
A justificativa por outras razões, como motivos de saúde, por exemplo, também poderá ser feita no aplicativo, mas somente depois da eleição, num prazo de 60 dias.
Jaru: Eleitor é flagrado filmando a sua própria votação na escola Plácido de Castro; Juiz estava no local
A lei visa preservar o sigilo do voto, e caso esse sigilo seja quebrado, o eleitor pode ser detido por até 2 anos
Resultado Eleições 2020 em Ariquemes - Apuração em Tempo Real
A partir do encerramento da votação, o Tudo Rondônia terá apuração em tempo real dos resultados das eleições 2020, em todas os municípios do estado, a partir de dados oficiais do TSE
Enfim, votei!
O medo da Covid-19 e o descrédito que cercam políticos e partidos afastaram muitos eleitores das urnas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook